Últimas notícias

Procon-BG orienta população sobre hackeamentos de contas bancárias

Procon
(Foto: Reprodução Internet)

A incidência de golpes financeiros, sobretudo a pessoas de mais idade, que não possuem tanto conhecimento das práticas de crimes que ocorrem envolvendo hackeamentos de cartões, celulares, dentre outras situações, aumentou significativamente em meio ao período de pandemia, segundo informações do Procon de Bento Gonçalves.

Entretanto, um recente crime que foi registrado junto ao órgão municipal chamou a atenção, pois não se trata de uma prática comum. Um consumidor relatou movimentações financeiras completamente desproporcionais e desconhecidas em sua conta, totalizando uma saída de caixa no valor em torno de R$ 20 mil.

Após a notificação do caso junto ao Procon e também a instituição bancária em questão, o montante foi ressarcido ao cliente. A partir de um trabalho mais aprofundado do setor de inteligência, também foi bloqueado o acesso do invasor a respectiva conta bancária e foram buscados meios para coibir esta prática.

Apesar de não ser uma situação tão comum, pois segundo o Assessor de Políticas Públicas do Procon-BG, Maciel Giovanella, nenhum registro do tipo havia sido feito anteriormente junto ao órgão municipal, Giovanella orienta a população a respeito de como proceder no caso de perceber transferências bancárias e pagamentos indevidos no extrato bancário:

“A primeira dica obviamente é sempre controlar o extrato, caso contrário alguma movimentação indevida pode passar de forma despercebida. No caso de perceber descontos indevidos, imediatamente deve ser buscado um questionamento através da instituição bancária. Posteriormente o cliente vem até o Procon, a gente passa as devidas orientações e já tratamos de imediato esta situação junto ao banco”, explicou.

Maiores informações podem ser obtidas em um dos telefones do Procon-BG pelo 3055-8547.

Confira a entrevista com Maciel Giovanella: