Bento Gonçalves

Tratamento de esgoto beneficiará um terço da população

Modelo de estação compacta fabricada pela Fast (Foto: divulgação)
Modelo de estação compacta fabricada pela Fast (Foto: divulgação)
Modelo de estação compacta fabricada pela Fast (Foto: divulgação)

A obra da estação de tratamento de esgoto que está sendo construída em sistema pré-moldado, no Barracão, já está em andamento e vai beneficiar mais de quinze mil pessoas. A empresa Fast, com sede na cidade de Capinzal, no interior de Santa Catarina é responsável pela obra. Há previsão da construção de outra estação de tratamento, no Burati.

A licitação será aberta no segundo semestre deste ano, afirma o gerente da Corsan Marciano Dall Pizzol. 

Quando as duas estações estiverem em funcionamento, noventa por cento do esgoto urbano de Bento Gonçalves estará tratado.

Atualmente, o esgoto coletado através da rede pluvial é despejado, diretamente, no rio e arroios. O sistema de tratamento é vital não só para tratar água, bem como, restabelecer a qualidade dos mananciais.

Este processo de tratamento começa nas residências com a ligação do esgoto na rede coletora. Para estimular as ligações, a Corsan cobrará uma tarifa diferenciada a partir das primeiras notificações. A adesão será por disponibilidade.

As famílias de baixa renda pagarão a tarifa social, tendo como critério de cadastramento a participação em programas sociais do governo, como o bolsa família, por exemplo.