Caxias do Sul

Projeto de mapeamento de zona rural deve agilizar acesso da BM no interior de Caxias

O programa Novo Rumo já entregou coordenadas para forças policiais de Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos.

(Foto: Bibiana Ribeiro Mendes/Divulgação)
(Foto: Bibiana Ribeiro Mendes/Divulgação)

O Projeto Novo Rumo visa aumentar a segurança no interior das regiões na Serra Gaúcha. O programa que conta com a parceria da Prefeitura e da Emater vem implementando estes recursos.

Nesta quinta-feira (6) foram entregues oficialmente coordenadas geográficas de propriedades rurais do município à Brigada Militar. O objetivo é que as forças policiais possam ter mais informações para que seja implementado o programa de georreferenciamento do governo estadual Novo Rumo – Monitoramento e Combate ao Abigeato e Segurança no Meio Rural.

“É um momento importante para a população do interior, e a Emater foi fundamental na elaboração deste trabalho”, complementa o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto.

A cidade tem 6. 325 propriedades rurais cadastradas. O programa consiste no levantamento da localização precisa das propriedades com a respectiva qualificação de dados dos proprietários e residentes responsáveis, para otimizar a prestação de serviços da corporação no interior, possibilitando a aplicação de políticas públicas de segurança no meio rural. As equipes que fazem a segurança do interior terão mais agilidade nos atendimentos, inclusive quando houver necessidade de suporte aéreo.

Os custo do equipamento era estimado em mais de R$ 2 mil, um para cada viatura. Contudo, um soldado da BM de Nova Pádua tornou o programa mais acessível. Arlan Batista dos Santos, recebeu mais informações da Emater e as incluiu em aplicativos de mapas gratuitos. O município foi o primeiro a implementar o programa Novo Rumo e já totaliza aproximadamente 400 propriedades cadastradas, cerca de 90% do mapeamento do interior.

“A Brigada agradece muito. O Novo Rumo começou em Erechim, com um colega de turma, e foi abraçado pelo governo do Estado. Muitos municípios ainda não aderiram. Fico muito feliz por Caxas tomar a iniciativa, estar na frente, com o material encaminhado”, afirmou o comandante do 12º BPM, Major Emerson Ubirajara de Souza.

“Não adianta nós cuidarmos de solo, de sementes, se falta a segurança para os produtores. Parabéns a todos envolvidos. Participei lá do início e agora estamos implementando aqui”, comemorou o presidente da Emater RS, Geraldo Sandri, que esteve em Caxias para a entrega oficial.

A Emater já entregou coordenadas para as forças policias de Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos e agora Caxias do Sul e deve seguir pelas regiões da Serra Gaúcha.