Comportamento

Rede municipal de ensino de Caxias retorna as aulas presenciais na próxima segunda-feira

Foto: Imagem ilustrativa / Governo Federal
Foto: Imagem ilustrativa / Governo Federal

O governo estadual gaúcho alterou o modelo de distanciamento controlado para a Bandeira Vermelha nesta terça-feira (27), o que permite o retorno das aulas presenciais em todos os segmentos da educação. Porém, as escolas municipais de Caxias do Sul, ainda vão passar por adequações nesta semana, recebendo os alunos a partir de segunda-feira (3).

A secretária de Educação, Sandra Negrini, esclareceu alguns pontos sobre o retorno das atividades. Segundo ela na educação municipal são cerca de 43 mil alunos, porém as escolas não podem retornar em sua capacidade máxima, o que exige organização de grupos. Por isso, nesta quarta, quinta e sexta as escolas vão ligar para as famílias orientando qual semana a criança vai pra aula presencial e qual semana ela fará atividades em casa. Nas salas de aula as carteiras devem ter um distanciamento de 1,5m, então é necessário ver a capacidade de cada sala, para saber a quantidade de alunos presente em cada turno.

Ainda, para o transporte dos alunos são 130 roteiros, os quais também precisam de organização e protocolos sanitários. Por conta disso, o retorno das aulas não será imediato, devido a este planejamento para cumprir as normas estabelecidas pelo Plano de Contingência.

A secretária solicita que os pais encaminhem mais de uma máscara para as crianças, a escola também terá disponível em caso de necessidade. A garrafa de água e demais materiais escolares não poderão ser compartilhados, portanto a orientação é que cada aluno tenha o seu.

Sandra Negrini esclarece que na entrada o aluno terá sua temperatura medida, em caso de estar dentro do permitido, vai para a sua sala de aula. No recreio cada turma fará o horário separadamente, sem ter contato com os demais. As aulas de atividade física serão realizadas sem contato entre os alunos. E em caso de crianças que utilizam o parquinho, o espaço também será liberado, posteriormente as crianças terão a higienização correta.

O envio é opcional

A volta as aulas presenciais é opcional aos pais e responsáveis. A secretária explica que caso a família deseje não encaminhar a criança para a escola neste período, terá que ir até a escola assinar um termo de compromisso em manter estes alunos monitorados e com as aulas em dia. Sandra chama a atenção principalmente aos pais de crianças de 4 e 5 anos, estes período da vida é obrigatório a matrícula em uma escola. Segundo ela, a SME iniciará uma busca ativa nas comunidades para que crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos estejam vinculadas a uma instituição com aulas presenciais ou a distância.

Em casos de contaminação

Sandra Negrini esclareceu algumas dúvidas sobre as medidas que devem ser tomadas em casos de contágios. Ela explica que a própria escola quando fez o seu plano de contingência já preparou os procedimentos em casos de infecção. Além de que a Vigilância Sanitária fará contato direto com as direções em situações de casos confirmados.

A secretária informa que ao entrar na escola e a temperatura corporal da criança ser superior ao permitido, ou tenha qualquer sintoma gripal, o aluno já é isolado. Os pais deste serão acionados e se necessário a escola fará testes de Covid-19. Ainda, ela reforça que se houver casos positivos na família ou a criança esteja com qualquer problema de saúde, os pais devem manter o aluno em casa e informar a escola.