Polícia

Nova Pádua é o primeiro município da Serra a implementar o Programa Novo Rumo

Foto: Rádio Amizade
Foto: Rádio Amizade

Descrito como sendo um programa para dar mais segurança às áreas rurais, o Novo Rumo, uma parceria da Emater com a Brigada Militar (BM), é desenvolvido desde 2017 em cidades do Rio Grande do Sul e agora passa a ser operado também na Serra e Nova Pádua é o primeiro município a receber o projeto. Ele funciona assim: a Emater levanta a localização das propriedades do interior gaúcho e as coordenadas são inseridas em um mapa digital. Essas informações chegam aos policiais, que, com elas, conseguem traçar a melhor rota para chegar aos locais no menor tempo possível. Essa resposta rápida é essencial diante uma emergência.

Inicialmente, o projeto previa a aquisição de sistemas GPS para entrar em operação. O custo era estimado em mais de R$ 2 mil por equipamento (um para cada viatura), mas a ideia de um soldado de Nova Pádua fez com que o programa se tornasse acessível. Arlan Batista dos Santos recebeu as informações da Emater e as incluiu em aplicativos de mapas gratuitos. Desta forma, todos os policiais podem acessar os endereços pelos celulares.

De acordo com a Rádio Amizade, o município de 2,5 mil habitantes é o primeiro da Serra a implementar o Novo Rumo e já conta com quase 400 propriedades cadastradas, o que equivale a um mapeamento de 90% do interior. Nesta terça-feira (21), visitas comunitárias marcaram o início do programa que aproxima policiais e agricultores.

— É um facilitador importante. Na nossa região temos muitas estradas vicinais e bifurcações, que por vezes só os moradores tem conhecimento, o que torna o tempo-resposta muito demorado. Este georeferenciamento resolve este ponto e melhora a atuação policial — acredita o major Giovani Gomes, subcomandante do 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM).

A ideia desenvolvida pelos PMs de Nova Pádua com aplicativos gratuitos deve acelerar a expansão do programa Novo Rumo pela região. Na semana passada, a Emater entregou as coordenadas para as forças policiais de Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos. Uma visita ao 12º BPM, em Caxias do Sul, deverá ser agendada nas próximas semanas.

No sistema de Nova Pádua, além das coordenadas geográficas também são inseridos dados do proprietário e fotos da moradia rural. O Novo Rumo também prevê a colocação de placas com o código de cada propriedade, mas esta identificação ainda é discutida.

— Esse projeto visa a agilidade e facilidade de encontrar a propriedade rural. Mesmo os policiais nascidos na cidade não conhecem, algumas vezes, o interior. Quando recebemos a ligação (de emergência), é difícil localizar a propriedade. Até mesmo o morador tem dificuldades de explicar. Este cadastro nos aponta com precisão o endereço e melhor a rota — explica o capitão Daniel Tonatto, comandante da companhia em Flores da Cunha que é responsável por Nova Pádua.

TRABALHO REALIZADO PELA BRIGADA MILITAR DE NOVA PÁDUA

De acordo com o soldado Favero, o trabalho da Brigada Militar em Nova Pádua é totalmente voltado para o policiamento comunitário e contato com a sociedade para saber o que está acontecendo no município e de que forma podemos dar um melhor atendimento. “Estamos atuando de forma preventiva com abordagens de pessoas e veículos em atitudes suspeitas”, ressalta Favero.

Para atendimento de ocorrências a PM de Nova Pádua tem disponibilizado o número de celular (54) 9.8138.6884, porém em determinado momento este número poderá estar fora de área, visto que a guarnição faz patrulhamento na cidade e na área rural. “Nesse caso, os paduenses devem ligar para o número (54)3292.2000, que o atendente do telefone de emergência irá despachar para as viaturas”, explica o PM Odacir.