Caxias do Sul

Aneel vai propor aumento de 19,5% na conta de luz para municípios da Serra

Aneel vai propor aumento de 19,5% na conta de luz para municípios da Serra

A partir desta quinta-feira, 118 municípios da região metropolitana e do centro do estado passam a pagar, em média, 22% a mais pela energia elétrica. Na Serra Gaúcha, a audiência que vai definir o valor do reajuste será realizada na próxima quinta-feira, dia 26, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços. A perspectiva é de que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) proponha um aumento na ordem de 19,5%.

Na quarta-feira, 25, o Conselho de Consumidores da RGE promove um encontro para esclarecer dúvidas e auxiliar entidades que vão participar da audiência pública. A reunião ocorre das 14h às 15h30min, na sede da RGE em Caxias do Sul (rua Mário de Boni, 1902, no bairro Floresta). Segundo o presidente do Conselho, Claiton Gaieski Pires, a mobilização é fundamental para pressionar a Aneel por uma redução no índice. “É importante que as entidades participem da audiência pública e manifestem sua inconformidade, para que nós possamos mostrar a brutalidade que é um aumento dessa ordem aqui para a nossa região”, argumenta.

Aneel vai propor índice em audiência pública na próxima quinta-feira, dia 26 (Foto: Divulgação)

Conforme dados levantados pelo Conselho, o aumento na ordem de 19,5%, se aprovado, vai significar uma arrecadação superior a R$ 800 milhões para a RGE entre junho deste ano e maio do ano que vem. Apesar dos parâmetros estabelecidos pela Aneel se mostrarem bastante rígidos, Pires acredita que pode haver uma redução em 0,5% no reajuste proposto inicialmente. “Eu acredito que nós tenhamos condições de baixar 0,5%. É pequeno? Não é. Esse valor é base para os próximos cinco anos. Então há uma sequência de ganhos nos próximos anos em tudo que se conseguir barrar desse aumento agora”, explica.

Os aumentos na conta de luz fazem parte da Revisão Tarifária, calculada a cada quatro anos pela Aneel com base em uma série de parâmetros. A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e, segundo a Aneel, tem como objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos e despesas das empresas.