Brasil

Governo Federal não repartiu recursos em combate a pandemia aos estados em 2021, diz TCU

TCU
(Foto: Divulgação)

O Tribunal de Contas da União (TCU) em relatório apontou que o Governo Federal não transferiu recursos para o Ministério Público combater a pandemia da Covid-19 em 2021, e até o mês de março não foi repassado quantia aos estados e municípios brasileiros para lidar com a crise sanitária.

O Acórdão 4.074/2020-TCU-Plenário já havia firmado o posicionamento do Tribunal, mas a Advocacia-Geral da União entrou com representação para questionar a decisão. Para o Tribunal, essas são despesas próprias da União e não repartição constitucional ou legal de tributos e outros ingressos que integrem a receita corrente bruta federal. Nesse sentido, o Ministério da Economia não deve considerar tais despesas no rol de deduções para fins de cálculo da receita corrente líquida federal.

O TCU também entende que esses recursos são obrigação incondicional da União para concretizar os objetivos da Emenda Constitucional 106/2020, que instituiu regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações para enfrentamento de calamidade pública nacional decorrente de pandemia. Permanece, assim, a natureza federal da transferência obrigatória e sua submissão à fiscalização e ao controle dos órgãos federais, incluindo o TCU.

O relatório deve ser analisado pela CPI da Covid, instaurada pelo Senado.