Caxias do Sul

Brigadianos seguem aguardando o retorno do Policiamento Comunitário em Caxias

Após nove meses, Policiais militares e bairros beneficiados aguardam definição sobre a retomada do Policiamento Comunitário. Foto Divulgação
Após nove meses, Policiais militares e bairros beneficiados aguardam definição sobre a retomada do Policiamento Comunitário. Foto Divulgação

Segue indefinido o Projeto de ampliação do Policiamento comunitário em Caxias do Sul, os convênios que encerraram em setembro de 2017, onde os policiais deixaram de receber o auxílio repassado pela prefeitura e mesmo assim seguem morando nos bairros aguardando a definição das instituições, ainda não tem data prevista de retorno.

Brigada Militar e Prefeitura não chegam a um consenso sobre a prestação de contas dos últimos contratos e este impasse deixa a comunidade Caxiense sem o quadro completo de Policiais Comunitários.

Após nove meses, Policiais militares e bairros beneficiados aguardam definição sobre a retomada do Policiamento Comunitário. Foto Divulgação

A reportagem do Portal Leouve conversou com um soldado de Brigada Militar, que não será identificado na matéria, que lamentou a indefinição por parte da prefeitura, uma vez que projeto estava dando certo e servia como um incentivo para o trabalho dos policiais.

“No início o projeto era tido como incerto, ninguém sabia se iria ter sucesso, porém depois da implantação o policiamento comunitário tomou uma proporção tão grande que outros núcleos foram surgindo, o trabalho do policial foi árduo nesses anos e os índices de criminalidade dos bairros caiu consideravelmente, a aproximação com a comunidade foi algo sensacional pois as pessoas começaram a acompanhar de perto o trabalho da polícia e com isso passamos a ter mais credibilidade e apoio”, conta

Conforme o soldado, mesmo sem o Policiamento Comunitário os policiais seguem se empenhando e querendo o projeto retorne e que dê cada vez mais certo. Uma vez que ele já foram morar nos bairros com nossas famílias, pagando o aluguel com o auxílio da prefeitura, contudo desde setembro eles estão sem receber e sem explicação das instituições quanto ao futuro do projeto, se continuará ou não.

“Estamos ainda desempenhando a função diferenciada, trabalhando nos bairros e pagando aluguel, sem o auxílio. Queremos ao menos saber se o projeto continuará e quando voltaremos a receber ou se realmente terminar quando deixaremos os bairros pertinentes aos núcleos. Ressaltando ainda que vestimos a camiseta do policiamento comunitário até agora e o projeto é muito bom tanto pra nós quanto pra comunidade que tanta clama por segurança”, ressalta.

Durante os últimos dias a reportagem do Portal Leouve procurou o secretário de segurança de Caxias, Clóvis Juvenal Pacheco, para falar sobre o policiamento comunitário, mas não obtivemos retorno nem do secretário e nem da assessoria de imprensa.