Comportamento

Prefeitura de Caxias do Sul emite nota de pesar após cidade passar dos 800 mortos por coronavírus

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em nota divulgada no início da noite desta terça-feira (13), a Prefeitura de Caxias do Sul se solidarizou com as famílias das 811 pessoas que perderam a vida em decorrência do coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais 15 óbitos foram notificados nesta terça.

A SMS reitera o alerta de que todas as medidas de prevenção à covid-19 precisam ser mantidas e reforçadas para que o índice de contaminação diminua: usar máscara, evitar aglomerações, respeitar o distanciamento social e fazer higiene frequente das mãos são ações fundamentais.

Esses cuidados devem continuar sendo tomados mesmo por quem já tomou as duas doses da vacina contra a covid-19, porque o imunizado ainda pode ser contaminado (desenvolvendo formas menos graves da doença) e porque não há comprovação de que a pessoa vacinada não transmita o vírus.

“Em primeiro lugar, manifesto o meu profundo sentimento de pesar pelas famílias que perderam seus entes queridos, não podemos normalizar a perda dessas vidas. E, também, pedimos à população para que não deixe de tomar as medidas necessárias. Em que pese o Poder Público esteja avançando com a vacinação e fazendo a sua parte, os cuidados não devem ser deixados de lado. Contamos muito com o esforço coletivo”, salienta o prefeito Adiló Didomenico.

A Secretária Municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, destaca que medidas foram tomadas para ampliação de leitos e do atendimento para pessoas com suspeita de covid-19, mas ainda assim é essencial que o contágio seja diminuído. “Cada óbito não é apenas um número, é uma vida perdida. Estamos ainda muito longe da normalidade e mudar essa situação depende do empenho de cada um de nós. Os hospitais continuam lotados, ainda há muitas pessoas internadas esperando leito de UTI. Mais uma vez, fazemos um apelo para que todos nos ajudem tomando os cuidados, porque ainda há um longo caminho até que toda a população esteja vacinada”, completa.

Mais 15 óbitos notificados nesta terça-feira

A vítima 797 é um homem de 57 anos que faleceu no dia 30 de março. A 798ª é uma mulher de 70 anos que faleceu no dia 2 de abril. A 799ª é uma mulher de 62 anos que faleceu no dia 31 de março. A 800ª é uma mulher de 71 anos que faleceu no dia 28 de março. A 801ª é um homem de 74 anos que faleceu no dia 1 de abril.

A 802ª é um homem de 77 anos que faleceu no dia 1º. A 803ª é um homem de 66 anos que faleceu no dia 1 de abril. A 804ª é uma mulher de 60 anos que faleceu no dia 12 de abril. A 805ª é um homem de 44 anos que faleceu no dia 30 de março. A 806ª é uma mulher de 54 anos que faleceu no dia 28 de março.

A 807ª é um homem de 57 anos que faleceu no dia 28 de março. A 808ª é um homem de 52 anos que faleceu no dia 1 de abril. A 809ª é uma mulher de 73 anos que faleceu no dia 1 de abril. A 810ª é um homem de 77 anos que faleceu no dia 13 de abril. A 811ª é uma mulher de 91 anos que faleceu no dia 20 de março.