Publieditorial

Legislativo devolve R$ 1 milhão ao Executivo para a compra de vacinas contra a Covid-19 em Caxias do Sul

Foto/Tales Armiliato/Divulgação
Foto/Tales Armiliato/Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Velocino Uez, formalizou no dia 30 de março a devolução ao prefeito municipal, Adiló Didomenico, de R$ 1 milhão. O valor resultou de economia do orçamento do Parlamento, no mês de março, a partir do chamado duodécimo (repasse mensal do Executivo ao Legislativo, como prevê a Constituição da República Federativa do Brasil). Velocino indicou a Adiló que toda a quantia seja aplicada na aquisição de vacinas contra o novo Coronavírus (Covid-19), além de testagens, para permitirem maior controle da curva de contágio, na pandemia.

O chefe do Executivo saudou a iniciativa dos vereadores caxienses e se comprometeu a aplicar os recursos, de acordo com a sugestão do presidente da Casa. Adiló aproveitou a oportunidade para pedir o apoio dos parlamentares, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com ele, há um mês, o órgão federal continua analisando a liberação da produção da vacina russa Sputnik.

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul também alerta que os caxienses precisam ficar atentos, pois a pandemia não acabou e o coronavírus continua circulando por aí, e reforça a importância de cuidados básicos, como: uso de máscara e higienização das mãos, distanciamento, evitar aglomerações, conservar casas e escritórios limpos e arejados, além de outros cuidados essenciais. Também é importante chamar a atenção para o calendário de vacinação e vacinar-se, quando chegar sua vez. Pelo bem de cada cidadão, por toda Caxias, a Câmara, através desta campanha orientativa, faz o seu pedido para que todos se cuidem e fiquem bem.