Bento Gonçalves

Não teve sessão na Câmara de Bento. Faltou quórum

Não teve sessão na Câmara de Bento. Faltou quórum

Um fato inédito ocorreu na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves na tarde desta segunda-feira: não houve sessão porque apenas quatro vereadores estiveram presentes. Todos os demais não compareceram porque a maioria deles esteve em Porto Alegre acompanhando o ato de assinatura do contrato para a construção do presídio, cerimônia ocorrida do Palácio Piratini, com a presença do Governador José Ivo Sartori e do prefeito Guilherme Pasin. Exceção é o vereador Anderson Zanella (PSD), em licença médica.

De acordo com o artigo 83 do Regimento Interno da Casa, as sessões só podem ser iniciadas com a presença de, no mínimo, um terço dos 17 vereadores. No entanto, apenas quatro parlamentares fizeram-se presentes. São eles, Gilmar Pessutto, Paulo Roberto Cavalli, Moacir Camerini e Jocelitto Tonietto (foto acima).

De acordo com o artigo 83 do Regimento Interno da Casa, as sessões só podem ser iniciadas com a presença de, no mínimo, um terço dos 17 vereadores. Neste sentido os cinco projetos de lei que estavam na pauta para votação somente serão apreciados na sessão da segunda-feira 16. Os quatro vereadores presentes apreciaram apenas as indicações e pedidos de providências da ordem do dia, sobre as quais não cabe votação.

Chamou a atenção que a assessoria de imprensa divulgou nota oficial à imprensa pela manhã justificando antecipadamente a ausência para presidir a sessão do presidente da Casa, vereador Moisés Scussel Neto, mas nenhuma referência a ausência dos demais vereadores. O episódio rendeu inúmeras críticas de eleitores nas redes sociais.

Assista à gravação na íntegra da Sessão Ordinária no canal do Youtube da TV Câmara Bento.