Brasil

Fake News: Mensagem falsa no WhatsApp promete bloquear novas regras de privacidade

Correntes falsas como esta já são recorrentes em outros sites de redes sociais e aplicativos, como Facebook e Instagram. 

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Uma corrente do WhatsApp vem circulando as redes sociais nos últimos dias orientando usuários a compartilhar um texto para não sofrer com suposto bloqueio nas novas regras de privacidade do aplicativo.

A mensagem orienta o usuário a responder a mensagem com “Eu não autorizo” para expressar que discorda com as regras estipuladas. Correntes falsas como esta já são recorrentes em outros sites de redes sociais e aplicativos, como Facebook e Instagram.

Correntes semelhantes envolvendo dados do usuário já circularam no Facebook e Instagram, por exemplo. Em todos os casos, a orientação é quase sempre a mesma: compartilhe um texto expressando discordância sobre o uso de determinados dados e, assim, o sistema respeitará a sua decisão.

Toda e qualquer configuração de privacidade e segurança são realizada por menus próprios e alertados por notificações exibidades pelo sistema do serviço. No início de 2021 o WhatsApp passou por uma atualzização de política de privacidade e exibiu avisos para que os usuários concordassem ou não com as novas regras.