Futebol

Grêmio vence Brasil em Pelotas e é o campeão gaúcho de 2018

Goleada gremista
Goleada gremista

Depois de sete anos, o Grêmio volta a vencer o campeonato estadual. Foi uma verdadeira festa o que aconteceu neste domingo, dia 8, em Pelotas, e a torcida fanática do Brasil pareceu não se importar com a grande vantagem gremista e lotou o Bento Freitas para ver a equipe gremista vencer novamente, desta vez por 3 a 0, e conquistar o título de campeão gaúcho de 2018.

O clube pelotense voltou a decidir um campeonato gaúcho após 63 anos, e com a presença de nove mil torcedores xavantes, o domingo se transformou em um evento histórico. Já o tricolor veio com sua formação titular, e cabia a ele administrar o tempo e a vantagem de quatro gols conquistada no primeiro jogo, domingo passado, na Arena, em Porto Alegre.

Foi o Brasil que começou atacando, e logo no início, aos 2 minutos, num escanteio cobrado por Ednei, veio a primeira oportunidade. Aos 6 minutos, veio a resposta com uma falta cobrada por Luan: Ramiro escorou para Jael, que cabeceou para fora. Aos 12 minutos, Alisson Farias chuta com força de fora da área e a bola raspa no travessão de Marcelo Grohe.

O jogo segue pegado e, aos 18 minutos, Everton, em uma jogada pela esquerda, dribla três, passa para Luan, que cruza para Jael chutar pra fora. Aos 22 minutos da primeira etapa, Maicon cruza errado pelo meio e entrega para Alisson Farias, que puxa o contra-ataque e lança Calyson, que chuta por cima do gol. O Grêmio responde com Everton, que chuta perto da trave de Marcelo Pitol.

O jogo segue com a torcida empurrando o Xavante, mas aos 27 minutos da primeira etapa, é o Grêmio que responde com Luan fazendo o corta-luz e deixando Everton livre que chuta pra fora. Aos 30 minutos, o Grêmio tem escanteio ao seu favor. Ramiro cobra e Everton, de cabeça, manda pelo lado esquerdo do gol. Aos 36, Geromel comete falta, entre os 40 minutos do primeiro tempo ocorrem uma série de faltas para as duas equipes. Aos 42 minutos, Luan chuta e Marcelo Pitol defende. A reação Xavante veio aos 45 minutos, com um chute de Alisson Farias.

Na segunda etapa, os times voltaram iguais, e logo no primeiro minuto de jogo o Brasil já atacou, mas aos 3 minutos, Leandro Leite, em uma falta boba, onde agarrou Jael, tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso pelo árbitro Leandro Vuaden. No quinto minuto, substituição no Brasil de Pelotas, o técnico Clemer coloca em campo Sousa e sai Mossoró.

O jogo segue disputado e aos 8 minutos Valdemir perde uma grande oportunidade, aos 10 Everton leva perigo ao gol Xavante ao chutar do meio da área. Entre o minuto 11 e o minuto 17, uma série de faltas cometidas por ambas as equipes, aos 18 minutos Maicon passa para Everton livre chutar por cima do gol.

Aos 21 da segunda etapa Renato coloca Thonny Anderson substituindo Jael e aos 27 é a vez do Brasil mexer, entra Leo Bahia no lugar de Lourency. Aos 28, Ramiro dá lugar à Alisson e no Brasil Rafael Dumas entra no lugar de Bruno Collaço.

O Grêmio domina o jogo com uma série de passes e chances desperdiçadas, aos 34 minutos Cícero entra em campo no lugar de Luan.

Nos 35 minutos, em sua primeira oportunidade, Cícero abre o placar, após receber livre de Thony Anderson, Grêmio 1 a 0. Aos 40 a estrela de Renato Portaluppi brilha novamente, Cícero passa para Alisson que de fora da área aumenta o placar, Grêmio 2 a 0.

Pressão tricolor continua, o Brasil já cansado e com 10 em campo não resiste e vê aos 45 minutos do tempo final, Léo Moura chutar no canto direito de Marcelo Pitol e confirmar a goleada tricolor.

Aos 46 minutos, Leandro Vuaden apita e aponta o meio do campo, fim de jogo. Grêmio Campeão Gaúcho 2018.

O Tricolor teve a melhor campanha, melhor defesa e melhor ataque da competição. E a tarde encerrou com a notícia que o torcedor gremista mais esperava após a conquista do título estadual: Renato Portaluppi confirmou sua permanência no Grêmio em 2018.

Goleada gremista em Pelotas (Foto: Arthur Cipriani)