Comportamento

Profissionais de bares e restaurantes protestam contra restrições de horários em Caxias do Sul

Profissionais de bares e restaurantes protestam contra restrições de horários em Caxias do Sul

Cerca de 50 profissionais de bares e restaurantes fizeram manifestação em frente a prefeitura, na tarde desta segunda-feira (29), em Caxias do Sul. Garçons, cozinheiros e barmans protestaram contra a diminuição do horário de funcionamento de estabelecimentos não essenciais, em vigor a cerca de 40 dias, desde a implementação da bandeira preta em todo o estado.

Munidos de faixas, cartazes, microfone e uma caixa de som, os manifestantes também organizaram uma espécie de bar e restaurante a céu aberto, para demonstrar na prática a dificuldade que a categoria está passando em razão da restrição de horário de funcionamento dos estabelecimentos.

De acordo com Camila Pereira de Lima, uma das organizadoras do movimento, muitos dos profissionais já estão passando dificuldades em razão da situação atual. “Muitos colegas nossos já estão passando necessidades, se demorar mais uma semana para voltar ao normal, muitos de nós vamos passar fome. A gente só quer trabalhar”, protesta.

Camila ainda reforça que os estabelecimentos estão cumprindo os protocolos estabelecidos pela vigilância sanitária em relação a contaminação ao coronavírus. “A gente nunca descuidou, sempre levamos a riscas as orientações. Posso dizer que uma pizzaria ou restaurante é mais segura que uma praça lotada, ônibus ou as festinhas que o pessoal anda frequentando”, revela.

Três representantes do movimento dos profissionais foram recebidos pelo prefeito Adiló Didomenico. A reunião durou cerca de 45 minutos, e no encontro o prefeito ouviu as reivindicações e prometeu encaminha-las para a próxima reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

O decreto municipal, orienta que os restaurantes, bares, lanchonetes e sorveterias estão liberados para funcionar de segunda a sexta-feira: pode receber clientes presencialmente, com restrições, das 5h às 18h. Estão liberadas as modalidade takeaway (pegue e leve) e drive-thru entre as 5h e as 20h. Sábado, domingo e feriado: ficam fechados para clientes presenciais.

Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM