Comportamento

Catedral Diocesana terá acréscimo de celebrações durante a Semana Santa em Caxias

Crédito da foto: Pascom Catedral
Crédito da foto: Pascom Catedral

Medida atende às orientações do bispo diocesano, dom José Gislon, em comunicado oficial que permite a participação de fiéis em número limitado nas Missas e demais momentos de oração

A Catedral de Caxias do Sul, Paróquia Santa Teresa D’Ávila, terá acréscimo de horários nas celebrações durante a Semana Santa 2021. A medida atende às orientações do bispo diocesano, dom José Gislon, que autoriza a participação de fiéis, em número limitado de fiéis, no total de 30 pessoas, no Domingo de Ramos e nos demais dias que antecedem a Páscoa da Ressurreição.

No Domingo de Ramos, celebrado em toda a Igreja nos dias 27 e 28 de março, serão celebradas Missas no sábado, às 18h, e no domingo, às 9h, 10h, 11h, 17h30min e 19h, sendo esta última presidida pelo bispo de Caxias do Sul, dom José Gislon.

Os fiéis deverão levar seus ramos para serem abençoados e não haverá distribuição na Catedral, de acordo com as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Haverá transmissão das Missas pelo Facebook @catedraldecaxias e redes sociais da @diocesedecaxias.

Os dias que antecedem o Tríduo Pascal, segunda, terça e quarta-feira, 29, 30 e 31 de março, terão a programação normal de Missas na Catedral, ao meio-dia, às 16h e 19h. Já a Quinta-feira Santa, 1º de abril, quando a Igreja celebra a Instituição da Eucaristia, a Missa da Ceia do Senhor será às 19h, presidida pelo bispo, dom José Gislon, com transmissão pelo Facebook da Catedral e da Diocese de Caxias do Sul.

Antes de iniciar a Missa, em comunhão com toda a Igreja diocesana, às 19h, serão tocados os sinos em homenagem aos profissionais da saúde e demais trabalhadores da linha de frente na pandemia da Covid-19.

Na Sexta-feira da Paixão, 02 de abril, a programação inicia com a oração da Via Sacra, no interior da Catedral, às 09h. Até o meio-dia haverá padres atendendo as Confissões e, às 15h acontecerá a Celebração da Paixão do Senhor, quando será feita uma prece pelos mortos neste tempo de pandemia, pelos doentes e também pelas famílias enlutadas. O momento será conduzido por dom José Gislon, com transmissão pelas redes sociais.

A programação do Sábado Santo inicia às 09h, com a coleta de alimentos não perecíveis em frente à Catedral, até às 13h. As doações serão encaminhadas ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul. Na noite de sábado, a Vigília Pascal, com o anúncio da ressurreição de Jesus, será às 19h, também presidida por dom José Gislon e transmitida pelas redes sociais da Catedral e da Diocese.

Já o Domingo de Páscoa também terá Missas em diversos horários, para possibilitar às pessoas a participação: às 9h, 10h, 11h, 17h30min às 19h, também esta última presidida por dom José Gislon.