Comportamento

Legislativo prestigia abertura do Cartório do Idoso da Polícia Civil

Foto: Clever Moreira/divulgação
Foto: Clever Moreira/divulgação

Na manhã desta quinta-feira (25) foi inaugurado junto a sede da Central de Polícia, a sala do Cartório Especializado no Atendimento a Idosos, em Caxias do Sul. Estiveram presentes na cerimônia de abertura o prefeito do município, Adiló Didomenico, o deputado Carlos Búrigo, além de outras autoridades, como vereadores e delegados.

O cartório funcionará em duas salas da Central de Polícia e será vinculada à Delegacia para a Mulher, comandada pela delegada Aline. Uma escrivã atenderá o público. Outros dois agentes investigarão os crimes contra idosos, problemas cada vez mais recorrentes.

O espaço é destinado para o atendimento de pessoas com 60 anos ou mais que sofreram qualquer tipo de violência prevista no Estatuto do Idoso. “É sabido que a Serra Gaúcha tem uma população longeva e cada vez mais é necessário um atendimento, um acolhimento de qualidade a esses idosos que vítimas de crimes. Principalmente aqueles crimes previsto previsto no Estatuto do Idoso. Então, hoje tivemos a satisfação de inaugurarmos junto à central de polícia, duas salas específicas pra realizar esse atendimento ao idoso de nossa cidade”, comenta o Delegado Regional, Cleber dos Santos Lima.

O movimento para a cidade ter atendimento policial especializado às pessoas da terceira idade se iniciou há quase dois. Com apoio do deputado Carlos Búrigo e do Conselho Municipal do Idoso, para viabilizar a repartição, o então presidente da Comissão do Idoso, Felipe Gremelmaier, e demais vereadores do grupo se reuniram com autoridades do Governo do Estado, do Parlamento Regional, da Polícia Civil, da Brigada Militar, do Ministério Público, da Procuradoria-Geral do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), prefeitos de Caxias do Sul e região, entre outras instituições.

“Foi um longo trabalho, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e tantas outras entidades e instituições, reunindo informações que embasassem o pedido desse órgão ao Governo do Estado. Foi uma construção de muitas mãos, que agora garante um local de referência na cidade para proteção dos idosos”, declarou Felipe.

A importância do cartório foi ressaltada pelo prefeito Adiló, o deputado Búrigo, o secretário de Segurança Pública e os delegados. Todas as autoridades foram unânimes em destacar que é um grande passo para, no futuro, Caxias do Sul ter uma Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso.

Hoje, a Comissão do Idoso é formada pelos vereadores Gladis Frizzo/MDB (presidente), Elisandro Fiuza/Republicanos, Gilfredo de Camillis/PSB, Maurício Marcon/NOVO e Tatiane Frizzo/PSDB.