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Pecuaristas do RS contra-atacam campanha de cervejaria que apoiou a realização do 'Dia Mundial sem Carne'

Foto: Divulgação
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Pecuaristas do Rio Grande do Sul se mobilizam para rebater a uma postagem feita nas redes sociais, no último fim de semana pela cervejaria Heineken em apoio ao Dia Mundial sem Carne. A resposta veio através de postagens em grupos de Whatsapp, em uma campanha pelo consumo de vinho no churrasco. “Assim ainda prestigiamos um produto feito na Serra Gaúcha”, afirma Ronaldo Zechlinski de Oliveira, presidente do Sindicato Rural de Rio Grande (RS).

A polêmica começou após a Heineken sugerir, em post nas redes sociais durante o Dia Mundial sem Carne, “comer e beber mais verde”. “Neste Dia Mundial Sem Carne, que tal comer e beber mais verde? A cerveja feita com água, malte, lúpulo e nada mais é a opção perfeita para o acompanhamento de hoje”, escreveu a empresa em seu Instagram.

Para Oliveira, a manifestação da Heineken é um “ataque” aos produtores de carne e genética bovina. “Nós nunca instigamos ninguém a fazer uma segunda-feira sem álcool. E todos nós sabemos que o álcool, sim, traz malefícios à saúde, à relação familiar, além de ser o maior responsável por acidentes de carro”, declarou.

O presidente do Sindicato Rural de Rio Grande também explicou por que preferiu optar pela mobilização no WhatsApp em vez de uma nota oficial de repúdio. “Daria ainda mais visibilidade para a Heineken a publicação de uma nota”, ressaltou.

o presidente da ACNMT, Alexandre El Hage, afirma que, além da nota que emitiu na segunda-feira, a associação não pretende aderir ou dar ensejo a outras medidas de repúdio à Heineken.

“Foi uma ação infeliz da cervejaria, mas não é uma decisão só minha”, esclarece. Antes de tomar qualquer nova decisão, a entidade deve aguardar a reunião do conselho gestor, marcada para a próxima segunda-feira (29).

O que diz a Heineken
Em nota enviada a imprensa a Heineken afirmou que a postagem :”não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”.

Sobre a publicação nas redes sociais, a Heineken destacou que “o único objetivo era reforçar que, por ser uma cerveja com ingredientes naturais em sua receita, feita exclusivamente com água, malte e lúpulo, e nada mais, também é uma opção viável ao público que segue um estilo de vida diferente e opta pelo consumo de produtos veganos. Assim como é uma opção às pessoas que amam carne”.

“Respeitamos a diversidade de gostos e a livre escolha do consumidor. Seja para acompanhar um bom churrasco, uma salada ou qualquer outro tipo de refeição, para nós o mais importante é que as pessoas possam ter uma cerveja de qualidade para essas ocasiões”, concluiu a cervejaria.