Caxias do Sul

Primeiro trimestre registra saldo positivo no trânsito em Caxias

Primeiro trimestre registra saldo positivo no trânsito em Caxias

O primeiro trimestre de 2018 encerrou com o menor número de mortes no trânsito em Caxias do Sul nos últimos 11 anos. Foram registrados seis casos entre os meses de janeiro e março, o que representa uma redução de 50% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 12 pessoas perderam a vida no trânsito. Esses números integram um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), com base em dados registrados no perímetro urbano, estradas municipais e nas rodovias estaduais e federal.

Campanhas de conscientização colaboraram para a diminuição (foto: Leonardo Portella, SMTTM/divulgação)

Das seis vítimas de 2018, três sofreram acidentes em fevereiro, outras três em março e nenhuma em janeiro. Desde 2007, quando a série histórica iniciou, foi a primeira vez que janeiro apresentou um dado positivo no trânsito, com nenhuma vida perdida. Com relação aos seis casos, três foram ocasionados por atropelamentos e os outros três por colisões, sendo dois envolvendo motociclistas e um envolvendo uma condutora.

Para o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, as ações de prevenção de acidentes na cidade buscam fazer com que o registro de nenhuma morte no trânsito deixe de ser apenas uma exceção. “Lamentamos todas as vidas que perdemos no trânsito da nossa cidade. Não é utópico e impossível de trabalhar com a meta de zero morte, uma vez que janeiro mostrou que é possível zerarmos essa estatística. Para isso, apostamos na implementação de programas de prevenção de acidentes, em projetos de mobilidade e no trabalho da fiscalização de trânsito”, destaca.

Os programas de prevenção e fiscalização incluem: semáforo com contador digital e campanhas para pedestres, Escola Pública de Trânsito, Operação Radar e Balada Segura.