Bento Gonçalves

Corsan amplia sistemas de telemetria na Serra Gaúcha para reduzir perdas

Corsan amplia sistemas de telemetria na Serra Gaúcha para reduzir perdas

A Companhia Riograndense de Abastecimento (Corsan) está investindo cerca de R$ 1,5 milhão na instalação e no aprimoramento de sistemas de telemetria em três municípios da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Farroupilha e Canela estão entre os 13 municípios gaúchos que vão receber melhoria de performance para redução de perdas de água. O anúncio foi realizado na manhã desta segunda-feira, dia 2 de abril, em ato no Palácio Piratini.

As tecnologias de telemetria e automação possibilitam o controle e o monitoramento a distância dos sistemas de água e esgoto. De modo instantâneo, permitem controlar os níveis de reservatórios e a pressão em diversos pontos da rede, bem como ligar e desligar bombeamentos. A ação integra o processo contínuo de modernização que a companhia tem buscado implantar em seus sistemas, com alternativas inovadoras que garantem mais eficiência e qualidade aos serviços prestados à população.

Em Bento Gonçalves, o gerente da Corsan, Marciano Dall Pizzol, revelou que serão instalados 11 novos pontos de telemetria que vão permitir monitorar o sistema de válvulas de pressão através de um programa de computador em tempo real. Atualmente, o monitoramento é realizado manualmente.

Esse sistema vai possibilitar o monitoramento em tempo real, o que vai permitir agilizar os processos”, acredita Dal Pizzol, que estima que o novo sistema deve entrar em funcionamento em no máximo três meses.

Segundo ele, a iniciativa otimiza as rotinas operacionais da Corsan, gerando benefícios como a diminuição de custos, a redução de rompimentos de rede e de perdas de água, o aumento da confiabilidade dos sistemas e maior agilidade nas manutenções, além de melhoria do atendimento aos clientes e da imagem institucional da empresa.

Além das cidades serranas, a Corsan deu início a contratos em Cachoeirinha, Gravataí, Santa Maria, Santo Ângelo, Ijuí, Santiago, Alegrete, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul, em um investimento total de R$ 58.822.211,82.