Plantão

Ação da BM na Serra culmina com foragido morto, apreensão de armas e 19 detidos

Ocorrência mais grave foi no Charqueadas (Foto: Jackson Cardoso/BM/divulgação)
Ocorrência mais grave foi no Charqueadas (Foto: Jackson Cardoso/BM/divulgação)

A operação denominada Avante Força Total, que durou 24h e mobilizou o efetivo da Brigada Militar (BM) na Serra Gaúcha, terminou na madrugada desta quinta-feira, dia 29, com 19 pessoas detidas e um criminoso morto em confronto com a polícia em Caxias do Sul.

Ocorrência mais grave foi no charqueadas (Foto: Jackson Cardoso/Divulgação)

A cidade que, por sua vez, teve o maior número de presos e menores apreendidos, totalizando 12 detidos. Dentre os flagrantes lavrados, estão os crimes de receptação, porte ilegal de arma de fogo, roubo de veículo e tráfico de entorpecentes.

No caso mais grave, por volta das 23h50min no bairro Charqueadas, em Caxias, o procurado da justiça, Jonas Machado, de 28 anos, trocou tiros com PMs após assalto e acabou morto no confronto. Dois homens que estavam com ele, Matheus de Cândido Oliveira, 20 anos, e Gabriel Kipper Couto, 22, foram presos em flagrante. Um adolescente, de 15 anos, foi apreendido na mesma ação e encaminhado ao Centro de Atendimento Socioeducativo, o Case.

(Foto: Jackson Cardoso/BM/divulgação)

Na Serra

No acumulado de todas as operações na Serra Gaúcha, foram apreendidas 66 munições de diferentes calibres, dois rádios comunicadores na frequência da BM, três balanças de precisão, duas toucas ninja, três coletes balísticos, 626 gramas de maconha, 517 pedras de crack prontas para venda, 75g da pedra ainda não fracionada, 25 buchas de cocaína, uma espingarda sem calibre definido, seis revólveres, uma pistola cal.380 e duas espingardas cal.12.

(Foto: BM/divulgação)

Além das prisões e apreensões, foram recuperados, ainda, três veículos em ocorrência de furto/roubo, uma carga de sementes avaliada em R$ 2 mil e outra de 24 botijões de gás, ambas com registro de roubo da noite da última terça-feira, dia 27. Um homem de 57 anos, proprietário de uma chácara na ponte do Rio São Marcos, em Caxias, foi preso por receptação.

Durante a Avante Força Total, a Brigada Militar também prestou apoio a uma abordagem da Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, na BR 116, onde o canil acabou localizando 32 tijolos de cocaína que estavam escondidos em uma Hilux de cor branca. Um casal que estava na caminhonete acabou preso. Eles estavam trazendo a carga do entorpecente do Paraná para Caxias.

Em Bento Gonçalves

O planejamento das ações foi baseado de acordo com análise nos locais de maior incidência de crimes dos 25 municípios pertencentes ao 3°Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3° Bpat). Durante a operação, foram realizadas abordagens policiais, reforço de efetivo em áreas de estabelecimentos comerciais e de ensino, patrulhamento em regiões de vulnerabilidade social e nos locais onde há maior concentração de pessoas.

Nova fase da operação (Foto: BM/divulgação)

Um homem identificado como Pedro Schimith, 47 anos foi preso na rua Adelaide Basso Basquali, no bairro Tancredo Neves, com 51 pedras de crack, sete buchas de cocaína e R$ 375,00 em dinheiro. Ele foi encaminhado para a delegacia e posteriormente ao Presídio Estadual de Bento Gonçalves.

Em Farroupilha

No município sede do 36º Batalhão de Polícia Militar e da 1ª Companhia de Polícia Militar, a 1ª edição da Operação Avante Força Total contou com o emprego do efetivo administrativo da sede do batalhão, de maneira a reforçar o policiamento ostensivo preventivo e aumentar a sensação de segurança dos farroupilhenses.

Em Farroupilha, foragido foi capturado (Foto: BM/divulgação)

Ao todo foram abordados 65 veículos e 2 motocicletas, identificadas 93 pessoas, confeccionados 2 Autos de Infração de Trânsito (AIT) e uma comunicação de ocorrência policial pelo delito de entregar direção de veículo a pessoa não habilitada, tipificado no Art. 310 do Código de Trânsito Brasileiro. Ainda houve a prisão de um homem que estava foragido do sistema penitenciário.