Comportamento

AFADEV: Conheça 'a força dos que têm a visão no coração'

AFADEV: Conheça 'a força dos que têm a visão no coração'

Na manhã dessa quinta-feira (4) a reportagem do portal Leouve fez uma visita à Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais (AFADEV). Diferente de qualquer outra experiência, “Eu no lugar do outro” vai muito além de uma simples visita, é uma lição sobre empatia. Vivenciar as dificuldades enfrentadas por outras pessoas faz questionar a respeito de situações que talvez antes nem tenham sido cogitadas, o que é preocupante afinal essa é uma questão de todos.

Com os olhos vendados e assistência do ex-presidente da associação Pablo Barretti, uma nova realidade é explorada. Após a apresentação da sede, o visitante é encaminhado às ruas, sempre com auxílio, para experienciar um pouco das adversidades que são encaradas diariamente por deficientes visuais. Calçadas irregulares, piso tátil desgastado, árvores e canteiros em esquinas e até mesmo garagens sem alarme de entrada e saída de veículos, estes são apenas alguns dos obstáculos impostos.

Deixando de lado o clichê de que é um privilégio poder enxergar, o real privilégio aqui é a possibilidade de compreender a necessidade que há em sair da própria bolha, e, nesse caso, literalmente se colocar no lugar do outro. Serve para tantos cenários, tantas reflexões, e, mais do que isso, deixa clara a imprescindibilidade em buscar formas de apoio à causas como essa.

Possibilitando à pessoas com deficiência visual autonomia a partir de habilitação e reabilitação, inclusão digital, orientação e mobilidade, atendimento pedagógico, acompanhamento externo (auxiliando na inclusão escolar, cursos profissionalizantes), oficinas de música e artesanato, entre inúmeras outras atividades, a AFADEV também oferece conhecimento de introdução ao sistema braile para associados, familiares e comunidade em geral.

Além disso, a associação promove palestras de conscientização e orientação sobre questões relacionadas à deficiência visual (cegueira e baixa visão). Disponibiliza aos associados materiais adaptados (braile, ampliado, áudios e vídeos com audiodescrição), possibilitando o acesso à educação e à cultura e promovendo, do mesmo modo, a autonomia, estimulação do convívio familiar, inclusão à vida comunitária e melhoria da qualidade de vida.

“A força dos que tem a visão no coração” só se mantém devido ao apoio e auxílio de profissionais e voluntários, e para que a AFADEV siga forte é fundamental que haja colaboração governamental como também da população. Existem diversas formas de contribuir, um exemplo destas é o Programa Nota Fiscal Gaúcha, onde, após o cadastro é possível indicar sua entidade social favorita. Ao selecionar a AFADEV – Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais na área de Assistência Social, a entidade será contemplada.

Ademais, a própria instituição promove projetos como pedágios e campanhas. Os programas Latinha Feliz e Tampinha feliz aliam a conscientização da separação correta de resíduos ao retorno para a entidade por meio do valor gerado com a venda dos materiais. Ambos consistem na coleta de metais e plásticos, e a iniciativa gera recursos para a entidade, assim como o projeto em parceria com o Grupo Escoteiro Guaracy 78, que visa arrecadar óleo de cozinha usado.

Para doações a comunidade pode procurar os pontos de coleta na sede da AFADEV, Rua Júlio de Castilhos, 1126, sobreloja, Centro – Farroupilha/RS. Informações pelo telefone: (54) 3412-7929.

Doação em conta poupança

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência: 0474
Conta Poupança: 00000710-2

Por: Marina Oliveira