Bento Gonçalves

Integrantes da rede de apoio à criança e ao adolescente recebem capacitação

Integrantes da rede de apoio à criança e ao adolescente recebem capacitação

Contribuir para avançar e consolidar o trabalho dos Conselheiros Tutelares e demais atores na formação de uma cultura e consciência societária que busque a garantia dos direitos da criança e ao adolescente foi o objetivo da capacitação “Fortalecimento dos Atores de Direitos da Criança e do Adolescente” que iniciou nesta segunda-feira, 26, com a participação de 100 pessoas.

Congresso vai até esta quarta-feira (Foto: Laura Kirchhof/divulgação)

Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação e Assistência Social (SEMHAS) e Conselho Tutelar de Bento Gonçalves, e ministrado pelo consultor da Associação de Ex-Conselheiros e Conselheiros da Infância, Marcelo Nascimento, o curso tem como proposta desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes aos agentes da rede de atendimento dessas demandas do Município e região, como uma forma de redescoberta da real missão de cada política pública e suas respectivas funções no atendimento das necessidades da comunidade.

Dividida em três módulos, a capacitação que segue até esta quarta-feira, 28, nesta primeira etapa apresenta a estrutura, organização e funcionamento dos Conselhos Tutelares; SIPIA CT WEB, fundos DCA e Sistema de Garantia de Direitos. O próximo encontro ocorre em junho com foco na Rede de Atendimento e Proteção à Criança e Adolescente, e o terceiro módulo em setembro, tendo como tema a Transversalidade e Intersetorialidade das Políticas Públicas e Sociais.

Durante a abertura da capacitação, a secretária da pasta, Milena Bassani, salientou a importância da constante busca pela qualificação dos integrantes da rede e da troca de experiencias entre eles, tendo em vista que isso só tende a melhorar o trabalho a ser desenvolvido.

A ação conta com a parceria das secretarias municipais de Bento Gonçalves, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), dos Conselhos Tutelares dos municípios de Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cotiporã e Veranópolis, e com o apoio da Companhia Enérgica Rio das Antas (Ceran).

Participaram da abertura o vereador Sidinei da Silva, o presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul, Jeferson Leon, o presidente do COMDICA, Alissandro Bittencourt Fontoura, a representante da Ceran, Daniela Toller, e conselheiros tutelares dos municípios parceiros.