O PROCON de Bento Gonçalves faz um alerta para a população sobre golpes e fraudes, que, segundo o órgão, tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos. Segundo o Coordenador do PROCON, Maciel Giovanella, no período da pandemia esse tipo de ação criminosa aumentou consideravelmente, incluindo o envio de e-mails falsos, ofertas de compras pela internet em redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp), cursos oferecidos como gratuitos, mas que cobram o material de didático, não sendo considerado portanto gratuitos entre outras práticas irregulares que foram verificadas.
“Quanto a boletos falsos, é preciso ter muito cuidado. É necessário conferir a autenticidade do boleto, e conferir junto com o sac do emitente, além de conferir se o CNPJ do emitente se trata efetivamente da empresa beneficiária do pagamento. Infelizmente por mais que a tecnologia favoreça a autenticidade dos boletos, pode-se sofrer com o hackeamento e falsificação destes boletos”, afirma.
Outra prática comum que tem preocupado o PROCON envolve golpes através do WhatsApp.
“Um outro golpe que inúmeras pessoas estão caindo envolve empréstimos via WhatsApp, mediante a pagamento antecipado de valores. Normalmente a pessoa recebe uma ligação ou mensagem informando que para conseguirem um valor de empréstimo, terão o mesmo liberado a partir de um pagamento de alguns valores antecipados, por fim acabam pagando e não recebem os valores do empréstimo”, alerta.
Compras em redes sociais
Giovanella salienta ainda sobre os cuidados que o cidadão deve ter ao realizar compras através de redes sociais. “Se as compras realizadas em sites de lojas, por vezes já acometem o consumidor com aborrecimentos devido a falta de entrega de produtos e uma serie de outros dissabores, que dirá as compras realizada via Facebook e Instagram, por isso o consumidor deve sim tomar muitos cuidados com relação a esse tipo de aquisição online”.
Dicas do PROCON
Um site confiável de compras pela internet deve ter o CNPJ à mostra, dados para contato, um Sac (serviço de atendimento ao consumidor) com telefone de contato e informações claras.
Da mesma forma, o consumidor deve verificar a reputação do site, utilizando informações, tais como dos sites de apoio Reclame aqui e consumidor.gov.br.
Desconfiar de ofertas milagrosas.
Existem centenas de sites não confiáveis para compras pela internet, por isso se faz necessário consultar comentários sobre determinados sites a fim de apurar a confiabilidade.
IMPORTANTE
Solicitar informações preventivas ao PROCON, antes de realizar esse tipo de procedimento faz toda a diferença e pode evitar que o cidadão caia em “armadilhas” de golpistas.
Atendimento ao público
Atendimento mediante agendamento, como prevenção à pandemia de coronavírus:
9h às 16h sem fechar ao meio-dia.
Horário – expediente interno: 8h às 17h
(54) 3055-8547 / 3055-8541 / 3055-8542 / 3055-8543 / 3055-8544 / 3055-8545
WhatsApp: (54) 3055-8547 (apenas para envio de documentos solicitados no atendimento)