Apesar da negativa inicial do Conselho de Saúde, a prefeitura de Caxias do Sul mantém a convicção na implantação do Programa UBS+. Segundo o prefeito Daniel Guerra, o executivo apenas aguarda a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde para recolocar a pauta em votação. as eleições do Conselho vão ocorrer entre os dias 24 de abril e 5 de maio.
Em dezembro do ano passado, o atual Conselho aprovou a implantação do UBS+, mas rejeitou a terceirização do Postão 24 horas. À época, dos 20 conselheiros presentes na votação, apenas seis foram favoráveis a entregar a gestão do pronto atendimento para a iniciativa privada. No entendimento dos membros do Conselho, um projeto não estaria diretamente ligado ao outro. Para a prefeitura, no entanto, o UBS+ só pode ser implementado caso haja a terceirização do Postão.
Conforme o prefeito Daniel Guerra, o projeto UBS+ é a única alternativa da prefeitura para resolver o problema da falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde. “Esse estudo da implantação do programa UBS+ é a solução definitiva e completa para a questão do fortalecimento da saúde no município de Caxias do Sul. Este é o caminho de solução, tem que ser feito desta forma porque está provado tecnicamente que é a forma mais eficiente da população sentir que pode voltar a confiar na estrutura da UBS”, argumenta o prefeito.
A eleição dos novos conselheiros municipais de saúde está marcada para ocorrer entre os dias 24 de abril e 5 de maio. O edital de convocação foi publicado pela prefeitura no dia 16 de março e a inscrição das chapas entre os dias 16 e 18 de abril. O Conselho de Saúde é composto por 36 integrantes, sendo que 18 representam usuários, nove trabalhadores na área da saúde e outros nove representam gestores e prestadores de serviços.