Bento Gonçalves

Projeto vai ampliar oferta de alimentos a pessoas atendidas por entidades

Projeto vai ampliar oferta de alimentos a pessoas atendidas por entidades

Diminuir o desperdício de alimentos e ampliar a oferta de refeições às pessoas atendidas pelos projetos sociais do município. Este é o objetivo do projeto Prato do Bem, oficializado nesta quinta-feira, dia 1º de março, através da assinatura de um decreto pelo prefeito Guilherme Pasin. Conforme o texto, a iniciativa pretende melhorar a nutrição e qualidade de vida das pessoas atendidas através da “doação e da reutilização de gêneros alimentícios e sobras de alimentos de estabelecimentos produtores e industrializadores às entidades sociais e esportivas de Bento Gonçalves”.

Assinatura do decreto regulamenta projeto assistencial (Foto: José Martim Estefanon, PMBG/divulgação)

De acordo com o secretário de Habitação e Assistência Social, Márcio Pilotti, a ação do poder público será incentivar e aproximar as entidades assistenciais e esportivas com os estabelecimentos gastronômicos de forma segura. “O Prato do Bem é um elo entre quem pode e quem necessita”, afirmou o secretário.

Para participar da ação, tanto os estabelecimentos que vão doar os alimentos quanto as entidades que deverão receber o benefício deverão estar licenciadas pelo órgão sanitário competente e seguir os parâmetros estabelecidos pela legislação sanitária vigente. Para assegurar o cumprimento das normas, o trabalho deve ser acompanhado sistematicamente pela Vigilância Sanitária.

O empresário Emiliano Castaman, sócio de uma rede de restaurantes, afirmou que a oportunidade é positiva. “Nada mais importante do que ajudar crianças e pessoas que necessitam. O ganho maior que o econômico é o do coração. O nobre é ter segurança alimentar em poder doar. Tenho a certeza que outras empresas vão poder agir da mesma forma, numa parceria do poder público com o privado”, garantiu.

Os estabelecimentos assinaram um Termo de Ciência e Compromisso, que deverá ser renovado anualmente.