Comportamento

Dia Mundial Contra o Câncer: estilo de vida e exames de rotina são aliados na prevenção

Dia Mundial Contra o Câncer: estilo de vida e exames de rotina são aliados na prevenção

Nesta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial Contra o Câncer. A data é uma iniciativa global que tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de mobilizar a população e os governos.

Os tipos mais comuns de câncer são o de mama e o de pulmão. Porém, a doença pode surgir em qualquer parte do corpo. Alguns órgãos são mais afetados do que outros; e cada órgão pode ser acometido por tipos diferenciados de tumor, mais ou menos agressivos.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, a prevenção da doença engloba ações realizadas para reduzir os riscos da ocorrência do câncer. Entre elas, estão as mudanças no estilo de vida e também os cuidados básicos de saúde, como exames preventivos e acompanhamento médico.

“As mudanças nos hábitos de vida, como ter uma alimentação mais regrada, praticar exercícios físicos, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas em excesso, estão ligadas à prevenção do câncer e de inúmeras outras doenças”, afirma a oncologista Dra. Janaina Brollo. “Mas vale enfatizar que temos que lembrar daqueles exames que a gente pode fazer para prevenir, de detecção precoce do câncer, como Papanicolaou, mamografia para mulheres acima de 40 anos, colonoscopia de rastreamento para pessoas acima dos 50 anos, entre outros”, conclui.

5 dicas para prevenir o câncer

1. Não fume
Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.

2. Mantenha uma alimentação saudável

Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas adoçadas, pode prevenir o câncer. A alimentação deve ser saborosa, respeitar a cultura local, proporcionar prazer e saúde e incluir alimentos regionais.

3. Pratique atividades físicas

Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim ou buscar modalidades como a corrida de rua, ginástica, musculação, entre outras. Experimente, ache aquela modalidade que você goste, aproveite e busque fazer dessas atividades um momento coletivo, prazeroso e divertido, com a família e amigos, ou faça da atividade física um momento introspectivo no qual você se conecta consigo, enfim, é possível encaixar a atividade física na rotina de cada um, seja através do deslocamento ativo indo ao trabalho ou outras atividades caminhando ou de bicicleta, são diferentes possibilidades.

4. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas

Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

5. Mantenha os exames de prevenção em dia

Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos. Já a mamografia, segundo recomendação de órgãos como o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a Sociedade Americana do Câncer, deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos. Também é recomendado para a população em geral realizar a colonoscopia de rastreamento a partir dos 50 anos, mesmo sem histórico familiar da doença. Esses são os exames preventivos mais comuns e recomendados, porém, existe uma variedade de procedimentos disponíveis para o diagnóstico da doença. É de extrema importância procurar um médico quando se tem sintomas incomuns, pois quanto antes o tratamento para o câncer é iniciado, mais eficaz ele é.