Política

Mansueto Serafini recusa presidência de conselho de governança da prefeitura de Caxias devido a remuneração

Foto: Juliane Ribas / Prefeitura
Foto: Juliane Ribas / Prefeitura

No dia da posse do atual prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico o nome do ex-prefeito Mansueto de Castro Serafini Filho foi divulgado pela gestão como presidente do Conselho de Governança, cargo ligado diretamente ao gabinete do prefeito. O evento ocorreu no dia primeiro de janeiro de 2021.

Durante uma entrevista a um veículo de comunicação de Caxias do Sul, Adiló divulgou que Mansueto seria contratado pela prefeitura, assumindo um Cargo de Confiança (CC) nível 8, sendo assim remunerado pelo município. Contratação que foi recusada pelo ex-prefeito, por meio de um ofício endereçado a Adiló.

De acordo com Mansueto Serafini Filho, ele sempre se colocou a disposição da atual gestão para conselhos e sugestões, contudo reiterou diversas vezes que não aceitaria remuneração. Ainda, ele não foi informado pessoalmente que seria contratado. Serafini explicou que leu num jornal local a notícia no dia 14 de janeiro, sendo pego de surpresa.

Diante do fato, reforçando as suas premissas de não aceitar remuneração financeira pelos conselhos e principalmente pelo entendimento que a última palavra será do Prefeito, em qualquer decisão que ele aconselhar, enviou um ofício ao Poder Executivo, negando o cargo de Presidente do Conselho de Governança.

Achei que o Conselho de Governança, um conselho que lá de vez em quando se reuniria, não teria qualquer remuneração, eu tive vários conselhos quando fui prefeito formados por entidades comunitárias e nenhum deles era remunerado, portanto em função disso eu mandei o ofício ao prefeito dizendo que não aceitava nenhum cargo de CC 8 ou qualquer outro cargo, só isso e fiquei quieto, esperava que o prefeito tomasse as providências cabíveis“, declarou Mansueto

A reportagem do Portal Leouve conversou também com o prefeito Adiló Didomenico que admitiu a precipitação em divulgar à imprensa antes de explanar suas ideias do conselho ao Mansueto. Segundo o prefeito, a proposta do conselheiro é que ele participe de visitas a empresas, busque recursos em outras esferas e atenda a população como representante direto da gestão.

Para tanto, é necessário que Mansueto Serafini tenha, por meios legais, uma contratação com a prefeitura. O conselho também será integrado por outros membros de entidades comunitárias, estes sim não serão remunerados, apenas Mansueto por representar legalmente a prefeitura.

Adiló disse ainda que pretende se retratar com o ex-prefeito nesta quinta-feira(28) a tarde quando terá uma reunião com Mansueto Serafini na casa dele. Adiló Didomenico tentará reverter a decisão de Mansueto, caso contrário a o gestor afirma que a admiração pelo amigo continuará.

Mansueto concluiu a entrevista afirmando que não aceitará recursos financeiros, mas se Adiló desejar receber conselhos de um ex-prefeito que tem experiências no cargo, ele está a disposição.