Opinião

Treinamento funcional: praticidade e resultado.

Para quem acha que malhar é uma coisa monótona, circuitos funcionais podem ser uma ótima saída!

Treinamento funcional: praticidade e resultado.

Texto escrito por Abigail Somacal (Licenciatura em Educação Física / Bacharel em Educação Física / Pós graduanda em Fisiologia e Prescrição do Exercício Clínico / CREF 027828-G/RS)

Segundo o dicionário, “funcional” é um adjetivo que caracteriza tudo aquilo “que responde a uma função determinada”. Em termos práticos, o treinamento funcional é caracterizado por mexer com diversas partes do corpo, trabalhando-as simultaneamente. Sendo assim, ele pode ser considerado como o oposto de um trabalho muscular específico, cujo enfoque está sobre apenas um único tipo de músculo.

Os treinamentos dessa categoria são embasados em movimentos que são naturais para grande parte das pessoas, como pular, correr, agachar, empurrar e girar. Para aqueles que acham que malhar é uma coisa monótona, muito repetitiva, fazer circuitos funcionais pode ser uma ótima saída! Essas atividades trazem movimentos muito distintos entre si, como abdominais, corridas e saltos. Há também alternância de aparelhos utilizados: barras, cordas, anilhas, pesos, bolas suíças etc.

As aulas de treinamento funcional também são excelentes opções para quem não tem muito tempo disponível, pois geralmente não ultrapassam uma hora de duração, sendo disponibilizadas em diversos horários e níveis de intensidade.

Quanto alguns benefícios específicos do treinamento funcional: aumenta a tonificação muscular, melhora o metabolismo aeróbico, ajuda com a consciência corporal, apresenta um baixo risco de lesão, treina os movimentos e não apenas os músculos, melhora o equilíbrio estático e o dinâmico, ajusta a postura, e traz resistência e flexibilidade.

É possível fazer o treino na academia, mas também é possível investir no treino funcional em casa ou até praticar o treino ao ar livre. Além disso, todas as pessoas estão aptas a realizar o treinamento, usando os padrões básicos dos movimentos funcionais, é indicado até para pessoas que estão se recuperando de lesões e mulheres grávidas, justamente porque ajuda o corpo a controlar e equilibrar o próprio peso, sem forçar com exercícios que o praticante não possa lidar no momento atual e claro, sempre com o acompanhamento de um profissional.