Comportamento

Fiscalização dispersa aglomerações em vias públicas e interdita dois locais em Caxias

Foto: Prefeitura, Divulgação
Foto: Prefeitura, Divulgação

Durante a Operação Dispersão, na madrugada deste domingo (24), agentes públicos fiscalizaram nove denúncias oriundas do WhatsApp em Caxias do Sul. A equipe trabalhou de 0h30 às 5h30, percorrendo os bairros Pioneiro, Colina Sorriso, Santos Dumont, Treviso, De Zorzi, São Luiz, Desvio Rizzo, Forqueta e Nossa Senhora da Saúde. Em todos os locais, as aglomerações eram em vias públicas.

Conforme o secretário de Urbanismo, João Uez, as pessoas continuam desrespeitando os decretos vigentes.

“O que percebemos é um grande número de jovens em vias públicas, consumindo bebida alcoólica e não utilizando máscara”, destaca o líder da operação.

Na fiscalização que ocorreu das 21h às 0h, com efetivo da Secretaria Municipal do Urbanismo e da Brigada Militar, 10 estabelecimentos foram vistoriados. Entre eles, dois foram interditados: um no Pôr do Sol e outro em Lourdes. No Interlagos, um restaurante foi notificado para cumprir as normas de prevenção à Covid-19. Outros sete, nos bairros Santa Catarina e Lourdes (dois em cada), Santa Lúcia, São Pelegrino e Sagrada Família foram orientados verbalmente.

A fiscalização de trânsito realizou ações na madrugada de domingo, da 0h às 4h20, nos bairros Salgado filho, Desvio Rizzo e São Luiz da 6ª Légua. Os fiscais abordaram sete veículos e emitiram 10 autuações. Também foram flagrados dois condutores não habilitados e três dirigindo sob influência de álcool – estes últimos representaram 42,85% do total abordado. Nenhum foi preso em flagrante por atingir índice superior a 0,33 mg de álcool por litro de ar expelidos pelos pulmões.

A Vigilância Sanitária fiscalizou cinco supermercados, um shopping e 11 restaurantes. Todos estavam de acordo com as normas estabelecidas.

O número para denúncias por WhatsApp é o (54) 9.8418-7594 ou telefone por meio do 156 no Alô Caxias.