Esportes

Grêmio marca no final e empata com Atlético Mineiro

Foto: Matheus Pé/O Bairrista
Foto: Matheus Pé/O Bairrista

Foi difícil, mas o Grêmio conquistou um ponto suado contra o Atlético Mineiro. A melhor defesa do campeonato fez questão de se defender por um bom tempo, enquanto o melhor ataque pressionou bastante lá na frente. Hyoran, de pênalti, fez o gol do Galo no primeiro tempo, enquanto Everton deixou tudo igual aos 40′ da etapa final. Placar suado, digno de um jogo pegado e com muita igualdade.

O primeiro tempo foi marcado por um grande equilíbrio e estudo por parte das duas equipes. O Atlético fez mais pressão inicial e chegou com perigo primeiro. Savarino recebeu bom passe de Vargas e chutou colocado, passando próximo da trave. Apesar das duas equipes terem calma, não demorou muito para sair cartão amarelo. Allan recebeu aos 13′ e Alisson aos 17′.

O encontro entre a melhor defesa e o melhor ataque fez jus ao esperado. Ainda assim, o equilíbrio chegou ao fim na marca de vinte e oito minutos. Em um ataque rápido, Vargas deu um belíssimo passe de calcanhar para Arana, que foi derrubado por Thaciano dentro da área. Hyoran foi para a cobrança e deixou o Galo na frente. Vanderlei chegou a acertar o canto, mas não foi o suficiente para impedir a conversão do pênalti.

O Grêmio seguiu tentando, com Pepê e Diego Souza bastante ativos, mas a defesa mineira estava ligada. O jogo seguiu com o mesmo equilíbrio dos minutos anteriores, com ataques brandos de ambos os lados e nenhuma grande chance. Raphael Claus, árbitro da partida, deu apenas um minuto de acréscimo e rapidamente encerrou o primeiro tempo.

Para o segundo tempo, Sampaoli teve que tirar Réver com uma indisposição física, dando lugar a Gabriel. Renato também não demorou muito para trocar. Lucas Silva sentiu aos 10′ e deixou o campo para a entrada de Maicon. O treinador aproveitou para botar em campo Pinares na vaga de Thaciano, colocando o Grêmio mais para a frente.

A segunda etapa não foi diferente da primeira. Dificuldade na articulação das jogadas gremistas e chegadas com amplitude dos mineiros. As chances, entretanto, seguiram escassas. Vanderlei novamente fez boa defesa em chute de Vargas no que foi o único destaque dos primeiros trinta minutos. Renato ainda colocou Ferreirinha e Luiz Fernando nas pontas, na esperança de sangue novo mudar alguma coisa. Sem sucesso, o ídolo inventou: sai Victor Ferraz, entra Everton.

Dessa vez, a história foi outra. Aos 40′, Ferreira partiu em contra-ataque e encarou a defesa mineira. O ponta conseguiu se livrar da marcação e passou para Diego Souza, que foi derrubado e pediu pênalti. Na sequência, Everton aproveitou a bola perdida e não desperdiçou. Gol do Grêmio e gol do empate.

Com tudo igual no placar, o tricolor cresceu. A blitz ofensiva criada por Renato operou com muita pressão, mas os avanços do Galo seguiam assustando. Se Vanderlei teve duas grandes defesas na partida, os acréscimos serviram para Everson fechar tudo. Primeiro em uma pancada de Ferreira. Depois, Diego Souza cabeceou no quinto andar e o goleirão evitou.

O apito final soou apenas aos 51 minutos. Uma reação tardia manteve o Grêmio vivo na disputa do Brasileirão, evitou uma derrota em casa e também freou a escalada do Galo no campeonato. Agora, o próximo compromisso do tricolor nada mais é do que um Gre-Nal, no próximo domingo (24).

Fonte: O Bairrista