Comportamento

Anvisa aprova uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford

Anvisa aprova uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford

Por unanimidade, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou neste domingo, 17, o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19: a do Instituto Butantan e da Fiocruz. Os cinco diretores da agência votaram pela liberação, seguindo a recomendação que já havia sido feita por três gerências da agência.

Primeira a falar, a relatora dos dois pedidos, Meiruze Freitas, entendeu que os benefícios dos imunizantes superam os eventuais riscos. Ela ressaltou a importância de os institutos permanecerem em conntato com a Anvisa. Logo depois, os diretores Romison Mota, Alex Mota e Cristiane Rose Jourdan Gomes seguiram a relatora.

A CoronaVac é da farmacêutica chinesa Sinovac/Biontech e, no Brasil, é produzida conjuntamente com o Instituto Butantan. Ela teve o uso emergencial aprovado em países como Indonésia e Turquia. O outro imunizante analisado na reunião deste domingo é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolvido pela Universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.

A primeira pessoa escolhida para tomar a CoronaVac se chama Monica Calazans, tem 54 anos, é negra e enfermeira no Instituto Emílio Ribas. A profissional trabalha há dez meses na linha de frente. Ela foi a primeira pessoa a ser vacinada no país.

Fonte: Veja