Opinião

HIIT: um dos melhores exercícios para queimar calorias

Prática intensa e intervalada pode ser facilmente montada com variados tipos de atividades

HIIT: um dos melhores exercícios para queimar calorias

Texto escrito por Abigail Somacal (Licenciatura em Educação Física / Bacharel em Educação Física / Pós graduanda em Fisiologia e Prescrição do Exercício Clínico / CREF 027828-G/RS)

Os HIITs (High-intensity interval training), na sua tradução, treinos aeróbicos intervalados de alta intensidade, são reconhecidos como um dos melhores exercícios para queimar calorias, onde você se esforça muito durante um curto período, faz um breve intervalo, e repete mais algumas vezes.

Uma característica muito importante da prática é que ela pode ser facilmente montada com variados tipos de atividades. Isso ajuda quem não gosta de repetir sempre as mesmas práticas e também permite trabalhar de forma muito ampla e diversificada. Nesse ponto, ele se assemelha bastante aos treinos funcionais.
Atualmente, muitos métodos prometendo um rápido emagrecimento e garantindo uma barriga negativa para o verão têm surgido no mundo fitness. O que muitos não sabem, é que grande parte deles são adaptações do que um HIIT pode ser.

O HIIT é capaz de fornecer mais resultados em menos tempo de treino, pelo fato de que o exercício deve ser feito em alta intensidade. É importante que o treino seja feito sob orientação de um profissional de educação física, para diminuir os riscos de lesões, além de que a pessoa deve seguir uma alimentação adequada ao objetivo, pois assim é possível obter melhores resultados e mais benefícios.

Veja bem, estamos falando de um combo irrecusável, não é?

Você não gasta muito tempo, emagrece mais rápido e ainda sai ganhando em inúmeros quesitos, como favorecimento do processo de queima de gordura, diminuindo o percentual de gordura corporal; melhora do condicionamento físico; melhora da capacidade cardiorrespiratória; regulagem a pressão arterial; aumento da captação de oxigênio; aumento do funcionamento do metabolismo; aumenta significativamente o volume de massa magra e melhora da síntese muscular; Os treinos geralmente variam de 4 a 30 minutos, contando os intervalos, que são essenciais para o procedimento atingir os resultados esperados de 2 ou 3 vezes na semana.

Mesmo pessoas que têm alguma limitação ou uma idade avançada podem praticá-lo em uma intensidade menor.
Como qualquer atividade física, tudo é possível após o parecer positivo de um médico e o acompanhamento de profissionais qualificados