Brasil

Grêmio conquista o bi da Recopa convertendo pênaltis e com defesa de Grohe

Grêmio conquista o bi da Recopa convertendo pênaltis e com defesa de Grohe

O Grêmio é bicampeão da Recopa. A equipe gremista venceu por 5 a 4 nas cobranças de pênaltis, depois de um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação na noite desta quarta-feira, dia 21. Em um jogo tenso e muito disputado, com o Independiente bem armado na defesa e especulando nos contra-ataques e pelo menos três chances não convertidas pelo tricolor, o time de Renato Portaluppi conquistou o terceiro título da história da Arena.

Mesmo com um jogador a mais por 60 minutos do tempo regulamentar e os 30 minutos da prorrogação, o Grêmio não conseguiu marcar, muitas vezes parando no goleiro Campaña, outras pela pontaria errada. Mas nas cobranças alternadas, a mira calibrada fez os jogadores converterem todas as cobranças, e contou, mais uma vez, com o brilho de Marcelo Grohe, que defendeu a última cobrança argentina.

Grêmio teve mais volume de jogo durante a partida, mas vitória veio somente nas penalidades (Foto: Lucas Uebel, Grêmio/divulgação)

Empurrado pelos mais de 40 mil gremistas que foram à Arena, o Grêmio começou em cima do Independiente e, criou boas oportunidades. Com menos de um minuto, Everton chutou a primeira bola em gol. A grande chance, entretanto, foi aos sete minutos, quando ele driblou o goleiro e chutou, mas o zagueiro do Independiente salvou em cima da linha. Aos onze, foi a vez de Cícero protagonizar outra chance de gol.

Aos 21 minutos, Léo Moura sentiu lesão muscular e deixar o jogo para a entrada de Paulo Miranda. O Grêmio seguiu perdendo oportunidades. Luan perdeu a melhor do primeiro tempo concluindo para a linha de fundo. Menos de um minuto depois Luan foi ao chão após falta violenta cometida por Amorebieta. Com o auxílio do VAR, o árbitro Enrique Cáceres expulsou o camisa 14 do Independiente.

O segundo tempo repetiu o primeiro, com o Grêmio seguindo errando no ataque e o Independiente defendendo e especulando uma bola. Grande nome dos brasileiros no jogo, Everton teve outra chance clara aos oito minutos, exigindo grande defesa do goleiro do Independiente. Renato substituiu Jailson por Jael, que perderia a principal chance do Grêmio ao cabecear no travessão na prorrogação. Os argentinos ainda tiveram duas oportunidades claras e o goleiro Campaña, a principal figura do Independiente na partida, segurando, antes do jogo ser definido nos pênaltis. O Grêmio converteu todas suas cobranças e Marcelo Grohe defendeu o último chute adversário. Depois, a festa. O Grêmio conquista o primeiro título internacional do ano. É bicampeão da Recopa Sul-americana.