Opinião

Ano novo, vida fitness?

Mude os comportamentos, se não deu certo no ano passado a estratégia deste deve ser diferente.

Ano novo, vida fitness?

Texto escrito por Abigail Somacal (Licenciatura em Educação Física / Bacharel em Educação Física / Pós graduanda em Fisiologia e Prescrição do Exercício Clínico / CREF 027828-G/RS)

Um novo ano se inicia e com ele diversas promessas e sonhos. Encerramos um ciclo e iniciamos novos planejamentos, motivados a mudar de vida ou, pelo menos, mudar e aprimorar algumas coisas do ano que se foi, colocar em prática novos planos e novos projetos.

Dentre algumas dicas para alcançar as metas propostas neste ano, estabelecer prazos e detalhar o plano de ação são as mais assertivas, trace objetivos a curto, médio e longo prazo, evite a procrastinação e a auto sabotagem, seja auto responsável e coloque no papel tudo a ser feito e a forma que será feito.

Mude os comportamentos, se não deu certo no ano passado a estratégia deste deve ser diferente! E não se apegue ou se cobre por ‘ter’ de fazer aquilo que prometeu ou planejou, quanto mais natural você levar a nova mudança, mais sucesso ela terá.

Uma das metas mais comuns (e consequentemente a que mais falha) é a “esse ano a vida fitness vai!”, então vou dar algumas dicas para iniciar um novo padrão de vida saudável e poder inserir o projeto fitness de ano novo!

Inicie aos poucos, não é ideal sair de uma vida sedentária para a prática diária de exercícios, seu corpo precisa compreender que está havendo novos estímulos com ele e que ele deverá se adaptar a isso, então vá com calma, não o assuste, comece duas vezes por semana, de 40’ a 60’, a cada semana que passe trace uma nova meta, insira três vezes de exercícios semanais, uns minutos a mais, diversifique muito suas atividades, realize caminhadas, pratique esportes que goste e convide uma pessoa próxima para realizar alguma prática esportiva com você, com companhia sempre há mais disposição e, de forma alguma, faça alguma atividade que você não goste só porque o parâmetro de vida fitness pré-define que aquela prática é “necessária” para ser fisicamente ativo.

Ouça seu corpo a todo momento, não exija demais dele, preserve sua saúde, atividades muito intensas podem resultar em lesões musculares e articulares, exaustão e fadiga muscular, sendo necessário interromper as atividades para que seu corpo possa se recuperar, aí já atrapalhou toda meta não é?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou as diretrizes sobre a prática de atividade física, a recomendação até este ano era de 150 minutos semanais. Neste ano, foi alterado para 300 minutos semanais, especificas para cada faixa etária:

Crianças e adolescentes (5 a 17 anos): 60min de exercícios diários de intensidade moderada a alta.

Adultos (18 a 64 anos): 150 a 300min moderado ou 75 a 150min intensos.

Idosos (mais de 65 anos): exercícios de intensidade moderada a alta por três ou mais dias na semana.

Gestantes, puérperas e pessoas portadores de doenças crônicas também devem ser fisicamente ativos, com a orientação do seu profissional.