Emprego e Carreira

Estudo aponta que a Serra Gaúcha criou 4,6 mil empregos em novembro

Colheita da fruta ocorre de dezembro até metade de abril. Foto: Ruan Alves
Colheita da fruta ocorre de dezembro até metade de abril. Foto: Ruan Alves

O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul divulgou a Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho do mês de novembro de 2020, que registra a criação de empregos nos principais municípios da Serra Gaúcha.

Em novembro foram abertos 4,6 mil empregos formais na região de abrangência da UCS, representando a continuidade da retomada do nível de empregos. Todas as quatorze cidades estudadas apresentaram saldo positivo, sendo que Caxias do Sul foi a cidade que mais criou empregos, com 1,4 mil novos postos de trabalho.

Em seguida, Vacaria, Bento Gonçalves, Torres e Canela apresentaram significativa criação de empregos com carteira assinada. Paralelo a isso, a maioria das cidades não apresentaram nenhum setor com saldo negativo.

Além disso, a indústria e o comércio foram os setores que mais abriu empregos na região, estando presente em de doze cidades. Já a construção foi os setor que mais encerrou empregos formais.

Os dados da Carta são extraídos da base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia (ME).