Agro Rural

Horto municipal começa a receber primeiras mudas em Bento

Horto municipal começa a receber primeiras mudas em Bento

A Prefeitura, por meio de uma parceria entre as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde, trabalha na implantação de um Horto na Comunidade Rural Terapêutica, no Distrito de Tuiuty. O Projeto Horto Municipal de Bento Gonçalves tem por objetivo organizar a produção de mudas de flores e de árvores nativas, além de auxiliar com essas atividades no trabalho de recuperação dos internos.

Na sexta-feira, dia 16, o Prefeito Guilherme Pasin, acompanhado do Secretários de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, e de Agricultura, João Carlos da Silva estiveram visitando o local. Desde setembro, uma comissão técnica de servidores das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura vem realizando vistorias para reconhecimento e aptidão do local, bem como uma oficina prática para monitores e pacientes sobre coleta de sementes, composto, adubação, tratos culturais e irrigação.

A colocação da estrutura de postes, arames, sombrite, divisão de canteiros, instalação da tela de cercamento já estão concluídas. O Horto recebeu também a doação de sementes de diversas espécies, como guabiroba, canela branca, limão cravo, cocão, pitanga e ipê amarelo. A próxima etapa é a instalação de um sistema de captação da água da chuva para irrigação. “Graças às doações de ferramentas, compostos e outros materiais, a Comunidade Terapêutica está instalando uma estrutura de produção de mudas”, destaca o secretário de Agricultura.

Para o secretário de Saúde, Diogo Siqueira, o projeto será revertido para a comunidade como um todo. “A nossa comunidade de Bento Gonçalves vai poder desfrutar deste trabalho feito há muitas mãos, e que se torna mais uma atividade e um beneficio para saúde dos internos”, completa.

O Coordenador da Comunidade Terapêutica, Leonir Vivan destaca que “o cuidado em plantar a semente, cuidar das mudas, vale muito para os residentes, que ocupam o tempo e aprendem a valorizar a natureza”, afirma.

O Prefeito Guilherme Pasin ressaltou que o projeto além de auxiliar no tratamento dos internos irá proporcionais economicidade. “Aqui nesta área com essas mudas, que futuramente estarão embelezando nossa cidade, podemos ver muito mais. Estamos falando de redução de despesas, agregação de valor, respeito ao ser humano e dignidade”, finaliza.

A Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves é a única no Brasil com atendimento totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os trabalhos são coordenados pelo Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), que realiza a triagem inicial e encaminha para tratamento.