Opinião

Festas de fim de ano: culpa e desespero.

Confraternizar e curtir as ceias de final de ano não deve ser caracterizado como recaída

Festas de fim de ano: culpa e desespero.

Texto escrito por Abigail Somacal (Licenciatura em Educação Física / Bacharel em Educação Física / Pós graduanda em Fisiologia e Prescrição do Exercício Clínico / CREF 027828-G/RS)

As festas de final de ano estão chegando e com ela o sentimento de “culpa” e “desespero” em manter a dieta e a rotina saudável também. Quem faz dieta rígida durante o ano tende a sentir mais culpa quando comete algum deslize gastronômico do que quem segue um programa de reeducação alimentar. Sem contar em pensamentos sabotadores!

A primeira coisa que devemos entender é que recaídas acontecem, e nem por isso devemos jogar tudo para o alto e comer o dobro do normal só porque botamos o pé para fora do menu. Nessa época de confraternizações, a gente se permite comer algumas coisas mais gordurosas e bebidas alcoólicas a mais, o que é ótimo, mas tudo em exagero é ruim. Devemos compreender que confraternizar e curtir as ceias de final de ano não deve ser caracterizado como recaída, nem “dia do lixo”, muito menos “jacadas”, e sim um momento especial, cultural e que deve ser curtido sem pensamentos de culpa!

Manter a rotina de exercícios e atividades também se torna mais difícil para muitas pessoas durante essa fase, festas, férias, viagens. E não necessariamente devemos cumprir a quantidade de minutos ativos na nossa semana, isto não é uma regra, visto que é apenas um período em que estaremos quebrando a nossa rotina, e não é este que fará consideráveis alterações nas suas condições de saúde e estética.

Tirar o foco de um “projeto verão” é o mais saudável que podemos fazer para o nosso corpo, bem como é o caminho de maior sucesso para alcançar os objetivos. Mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios durante o ano todo e, ao final dele você poderá participar das ceias e das férias sem a obrigação de manter sua rotina durante esse período.

Não é o que você come entre o natal e o ano novo que te engorda, mas sim o que você come entre o ano novo e o natal.

Boas festas!