Bento Gonçalves

Colheita da uva entra na fase final em Bento Gonçalves

Safra da uva em fase final (Foto: Bruno Mezzomo)
Safra da uva em fase final (Foto: Bruno Mezzomo)

O mês de fevereiro está ainda mais movimentado nos parreirais da Serra Gaúcha em 2018. Com o início da colheita mais cedo que em anos anteriores, alguns produtores estimam que quase 90% da safra já foram colhidos nos parreirais no interior de Bento Gonçalves.

Safra começou no final de novembro (Fotos: Bruno Mezzomo)

O agricultor Fransuá Shuslher, de 22 anos, que produz na região de Santa Lúcia, confirmou que, este ano, a colheita começou antes. Agora, ele confirma que a expectativa é mesmo que encerre antes do previsto.
“A safra deste ano deve terminar entre o final de fevereiro e o início de março. Eu, por exemplo, já colhi 95%.Estamos na reta final”, comemora Shuslher.

Agricultores colhem as últimas uvas 

Ele compara que, para se ter uma ideia do comportamento em anos anteriores, as uvas mais tardias, de localidades como Linha Alcântara e Verissímo de Matos, por exemplo, começavam a ser retiradas das parreiras na segunda quinzena de março.

A colheita mais precoce nesta safra é atribuída ao inverno não ter sido muito rigoroso. As condições climáticas têm sido festejadas pelos produtores, que acreditam em uma safra de muita qualidade. O agricultor Vanderlei Olcoschi, no interior de Monte Belo do Sull, confirma a expectativa. Ele também está na fase final da colheita.

Safra da uva em fase final

“Essa é a última carga. Eu carrego a uva para suco em uma empresa no interior de Garibaldi”, afirma.

Na safra passada foram colhidas 750 mil toneladas de uva (755 milhões de quilos). Mas o excesso de chuvas e a falta de horas de frio deve impactar diretamente na produção. Os agricultores admitem a queda.