FISCALIZAÇÃO

Caxias do Sul: BR-116 terá seis lombadas eletrônicas operando até o fim de novembro; três já estão ligadas

Após fim de contrato com empresa responsável, DNIT realiza a substituição dos redutores de velocidade. Equipamentos serão reinstalados nos mesmos trechos. Ao todo, são 11 lombadas que devem estar em funcionamento até janeiro de 2025

BR-116, em Caxias do Sul, terá seis lombadas eletrônicas operando até o fim de novembro; três já estão ligadas
Equipamento está em funcionamento no km 144, após o viaduto sobre a Rota do Sol (Centro-bairro) desde outubro | Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM

Os motoristas já podem observar lombadas eletrônicas reinstaladas e em funcionamento em três pontos da BR-116, em Caxias do Sul. A previsão é que sejam ativados 11 equipamentos na rodovia até janeiro de 2025, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Em outubro, foram recolocados três equipamentos: no km 136, acesso à empresa JBS Parada Cristal (bairro-Centro); no km 144, após o viaduto sobre a Rota do Sol (Centro-bairro); e no km 151, acesso ao bairro Planalto (Centro-bairro).

As lombadas serão reinstaladas nos mesmos trechos que anteriormente contavam com o dispositivo. A substituição se dá em razão do fim do contrato entre a autarquia federal e a empresa responsável pelos redutores. A ordem de serviço foi emitida em abril deste ano.

De acordo com o DNIT, até o fim de novembro outros três trechos contarão com a fiscalização por meio de lombadas. São eles, o km 142, acesso ao bairro Serrano (bairro-Centro); o km 154, acesso a empresa Madal, bairro Salgado Filho (Centro-bairro); e o km 155, acesso ao bairro Santa Corona (Centro-bairro).

A implantação dos demais equipamentos (veja a lista ao fim da matéria) ficará para o primeiro mês do ano que vem. Alguns desses oito pontos que ainda faltam já possuem partes do equipamento posicionado, mas não em funcionamento.

A autarquia informa que as lombadas têm tecnologia intrusiva, que permite a coleta de dados por meio de laços indutivos, e apresenta a velocidade do veículo instantaneamente ao motorista, assim como as anteriores. A nova fabricante, entretanto, utiliza displays com design diferente. Ainda conforme o DNIT, a contratação se refere a disponibilização de equipamentos e não aquisição.

Veja, abaixo, a relação completa de trechos.

BR-116 com lombadas eletrônicas

Operando

  • Km 136,3 – Bairro-Centro – Acesso a empresa JBS Parada Cristal (desde 12 de outubro);
  • Km 144,3 – Centro-bairro – Após saída da Rota do Sol (desde 12 de outubro);
  • Km 151,3 – Centro-bairro – Acesso ao bairro Planalto (desde 15 de outubro);

Em operação até o fim de novembro

  • Km 142,6 – Bairro-Centro – Acesso ao Bairro Serrano;
  • Km 154,2 – Centro- bairro – Acesso a empresa Madal, bairro Salgado Filho;
  • Km 155,5 – Centro-bairro – Acesso ao Bairro Santa Corona.

Em operação até janeiro de 2025

  • Km 136,6 – Centro-bairro – Acesso a empresa JBS Parada Cristal;
  • Km 148,4 – Centro-bairro – Curva da Zona – Acesso bairro Presidente Vargas;
  • Km 152 – Bairro-Centro – Acesso ao bairro Planalto;
  • Km 154,3 – Bairro-Centro – Acesso a empresa Madal, bairro Salgado Filho;
  • Km 155,7 – Bairro-Centro – Acesso ao Bairro Santa Corona.