POLÍCIA INTERNACIONAL

Pela 1ª vez, delegado brasileiro é confirmado para chefiar a Interpol

Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal, irá comandar a maior organização policial do mundo; mandato é de cinco anos

O brasileiro Valdecy Urquiza na Interpool
É o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar esse posto nos 100 anos de existência da Interpol | Foto: Polícia Federal/ Divulgação

Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal (PF), foi eleito pela maioria dos 196 membros da Assembleia-Geral da Interpol para comandar a organização. O anuncio ocorreu em Glasgow, na Escócia, nesta terça-feira (05). Urquiza é o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar esse posto nos 100 anos de existência da Interpol, a maior organização policial do mundo.

A eleição tinha sido realizada no âmbito do Comitê Executivo da Interpol, em Lyon, em junho de 2024, informou a PF. Atualmente, Urquiza é diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e foi vice-presidente da Interpol para as Américas – de 2021-2024.

A secretaria-geral é o principal cargo executivo da organização e o mandato é de cinco anos. Urquiza assumirá o posto ao fim do mandato do atual secretário-geral, Jürgen Stock, da Alemanha, na quinta-feira (7). Ele será responsável por liderar a organização em seus esforços globais de combate ao crime transnacional e fortalecimento da cooperação policial internacional.

Fonte: Agência Brasil