COMUNICADO

Instituto de Leitura Quindim, de Caxias do Sul, anuncia encerramento de atividades

Decisão ocorre após solicitação de devolução do imóvel ocupado pela instituição, no prédio da antiga empresa Eberle, no Centro

Ao longo de dez anos, mais de 63 mil pessoas foram impactadas presencialmente e 40 mil de maneira online com alguma ação do instituto
Ao longo de dez anos, mais de 63 mil pessoas foram impactadas presencialmente e 40 mil de maneira online com alguma ação do instituto | Foto: Instituto Quindim/Divulgação

O centro cultural Instituto de Leitura Quindim, instituição sem fins lucrativos que atende crianças e jovens com diversas ações educacionais em Caxias do Sul, anunciou nesta segunda (4), o encerramento de suas atividades após dez anos de atuação. A decisão foi tomada após a requisição de devolução do imóvel onde a instituição está instalada, no prédio da antiga empresa Eberle, no Centro.

Confira a íntegra do comunicado oficial:

Instituto de Leitura Quindim fechará as portas

A partir do dia 30 de novembro de 2024, o Instituto de Leitura Quindim fechará as portas, após uma trajetória de 10 anos de sucesso.

A decisão ocorre após a presidência do Instituto ter sido notificada pelo locador do imóvel, solicitando que o Instituto Quindim desocupe o local até a data estipulada. Em resposta a questionamentos sobre a urgência da desocupação, o Instituto recebeu apenas o retorno: “A GCI realmente precisa fazer a retomada do imóvel. Espero que entendam e acatem ao prazo estabelecido na notificação para desocupação.”

Como é de conhecimento da sociedade, o Instituto Quindim é um centro cultural onde inúmeras atividades e projetos acontecem. Fechar as portas desta maneira abrupta significa descontinuidade. No mês de novembro e dezembro, o local já tinha inúmeras visitas escolares agendadas, programações, eventos, além do Natal Literário Solidário, que já beneficiou 2 mil crianças e jovens em vulnerabilidade social. Com esta decisão, tudo será cancelado!

A Biblioteca Quindim atende 1.300 famílias que usufruem deste espaço e dos empréstimos de livros. Com esta decisão, essas 1.300 famílias estão privadas de retirar os livros e ler para suas crianças.

Apesar de todo o trabalho do Instituto de Leitura Quindim ser de utilidade pública, ele é uma entidade privada, sem fins lucrativos que não conta com apoio ou recursos públicos para se manter.

Ao longo desses 10 anos, mais de 63 mil pessoas foram impactadas presencialmente e 40 mil de maneira online com alguma ação do Instituto de Leitura Quindim. A instituição tem consciência do impacto de fechar as portas. Um país que não cuida de suas crianças é um país sem futuro.

O presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica, conhecido por seu trabalho incansável na criação de bibliotecas no país, hoje é obrigado a fechar a Biblioteca Quindim. Mais uma biblioteca neste país é fechada!