CRÉDITO

Pesquisa revela que 32% da população de Caxias do Sul estava inadimplente em setembro

Levantamento da CDL Caxias demonstra que mais de 134 mil pessoas estava negativada nos órgãos de proteção ao crédito no 3º trimestre de 2024

Mais de 134 mil consumidores caxienses tinham dívidas em setembro
Mais de 134 mil consumidores caxienses tinham dívidas em setembro | Foto: Alencar Turella/Divulgação

O relatório Cenário da Inadimplência editado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL), referente ao terceiro trimestre deste ano, revela que o município tem 134.647 pessoas negativadas nos órgãos de proteção ao crédito. São consumidores acima de 10 anos, consideradas economicamente ativos.

O dado representa 32,4% da população, conforme aponta o Na comparação entre agosto e setembro, a variação indica incremento de 0,1% na quantidade de indivíduos com contas em atraso. Entretanto, na comparação de setembro deste ano com mesmo mês de 2023, a queda é de -10% e, no acumulado do ano, a redução é de -7,3%.

Segundo o Núcleo de Informações da CDL Caxias, a retração em relação ao ano passado, ainda é reflexo da suspensão dos registros de inadimplentes, entre 1º de maio e 30 de junho deste ano. A medida foi adotada pelo SPC Brasil, em conjunto com os bureaus de crédito (bancos de dados financeiros para auxiliar empresas na decisão de conceder ou não crédito) de todo o país e a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), por conta da tragédia climática no Estado.

Indicadores

A pesquisa identificou que o valor médio das dívidas aumentou 1,6% de setembro para agosto, totalizando R$ 5.124 por devedor, enquanto em julho era de R$ 4.988. O número médio de pendências por cidadão é de 2,37, sendo que os homens detêm passivos maiores, de R$ 5.810.

As mulheres devem em torno de R$ 4.840 e pessoas de gênero não determinado R$ 3.896. No entanto, o sexo feminino lidera na quantidade de inadimplentes, totalizando 44% da população, seguido pelos homens (42,7%) e não determinado (13,3%).

A oscilação mensal dos débitos em atraso indica aumento de 6,9% em julho e redução de -0,4% em agosto e leve crescimento em setembro (0,3%). Elas estão principalmente concentradas em bancos (64,9%). Neste terceiro trimestre, o comércio saltou para o segundo lugar, representando 10,7%, seguido por água e luz 10,3%, comunicação 6,1% e outros 8%.

Em comparação ao mesmo período de 2023, a variação mensal de endividados de julho, agosto e setembro registrou flutuação de 7,5%, -1,2% e 0,1%, respectivamente. Entretanto, em relação ao mesmo mês do ano anterior, apresentaram retração de -8%, -9,6% e -10%, respectivamente.

Quem eram os endividados

A faixa etária total dos cidadãos devedores em Caxias do Sul é liderada entre 40 e 64 anos (41,7%), seguida de 25 a 39 anos (39,9%). Acima de 65 anos são 10,5%. Analisando a idade pelas dívidas em atraso, há uma inversão, já que de 25 a 39 anos são 44,1% e entre 40 a 64 anos 40,1%. A maioria dos endividados (22,9%) possuem o valor da dívida entre R$ 2.500,01 e R$ 7.500.

A predominância de contas em atraso com mais de um ano representa 75,7%. Já as dívidas em aberto entre quatro e cinco anos totalizam 20,4%, de 361 dias a dois anos 19,7%, de dois a três anos 19,2% e de três a quatro anos 16,4%.

Feirão Quita Dívida

Até o dia 3 de janeiro de 2025, os caxienses inadimplentes no comércio e nos serviços da cidade terão a oportunidade de renegociar as dívidas no SPC Brasil por meio da 7ª edição do Feirão Quita Dívida, promovida pela CDL Caxias. A expectativa é que com os acordos sejam recuperados cerca de R$ 3,7 milhões, 20% mais do que na ação anterior.

A iniciativa anual procura incentivar o pagamento de pendências e a regularização de crédito por meio de descontos que chegam a 80%, parcelamentos, abatimento de juros e isenções de multas. Na sexta edição, foram recuperados, durante o período da ação, R$ 3.074,986 e outros R$ 753 mil foram acordos pagos com vencimentos após a campanha.

Além do contato da equipe de cobrança da CDL Caxias, o consumidor que deseja quitar seu débito poderá ir diretamente no balcão de atendimento do SPC Brasil, junto à entidade (Rua Sinimbu, 1415, esquina com Alfredo Chaves), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.