A prefeitura de Caxias do Sul anunciou, nesta segunda-feira (4), as reconduções de Edson da Rosa (Republicanos) à Secretaria da Educação (Smed) e de Cristina Calcagnotto (MDB) à Secretaria da Cultura. Ambos eram os titulares das pastas antes do pleito municipal, momento em que deixaram os cargos para concorrer a vereador.
Edson da Rosa foi eleito para o seu quinto mandato na Câmara com 2.653 votos. Ele integrará a bancada do Republicanos ao lado de João Uez, a partir de 1° de janeiro de 2025. Caso Edson permaneça como secretário do governo Adiló, quem assume a cadeira no Legislativo é o 1° suplente do partido, Elisandro Fiuza.
Cristina, por sua vez, somou 1.179 votos, entretanto, o MDB não elegeu parlamentares.
Currículos
Anteriormente, Edson estava à frente da Smed desde setembro de 2023. Também foi secretário da Educação entre 2009 e 2011, durante o governo Sartori. Na gestão Adiló, atuou como diretor do Banco de Alimento, em 2021 e 2022. Tem graduação em Ciências Contábeis e pós-graduação em Marketing. Foi vereador por quatro mandatos, chegando a ser presidente da Câmara de Vereadores, em 2013.
Cristina era secretária da Cultura desde fevereiro de 2023. Em 2021, atuou como assessora técnica e, em 2022, como diretora da pasta. É advogada e produtora cultural. Tem mestrado em Turismo e Hospitalidade, com ênfase em Turismo Cultural, especialista em Direito Público, pós-graduada em Gestão Cultural – Políticas e Estratégias Culturais. Também acumula passagens pela direção da Cia. Municipal de Dança e da Escola Preparatória de Dança de Caxias, e pela direção-geral da Secretaria da Cultura.