PROVAS

Buldogue-campeiro é o primeiro cão gaúcho a conquistar titulação em teste de capacidade genética e desempenho

Ferro, de cinco anos, participou de desafios de faro, obediência e proteção

Cão da raça buldogue é conduzido e adestrado por Fabricio Tibere, da cidade de Eldorado do Sul
Cão da raça buldogue é conduzido e adestrado por Fabricio Tibere, da cidade de Eldorado do Sul (Foto: Jackson Cardoso/Divulgação) | Fotos: Jackson Cardoso

O buldogue campeiro Ferro, de 5 anos, fez história ao se tornar o primeiro cão da raça a ser aprovado na Prova de Trabalho do IGP 3, um teste que avalia a capacidade genética e o desempenho em tarefas específicas. As provas ocorreram no último final de semana, com atividades realizadas em Caxias do Sul e Campestre da Serra.

Ferro é conduzido e adestrado por Fabricio Tibere, da cidade de Eldorado do Sul, que tem se dedicado intensamente ao treinamento do cão. A prova incluiu desafios de faro, obediência e proteção, sendo um importante indicativo da versatilidade e inteligência da raça. Ferro demonstrou desempenho excepcional em todas as etapas, conquistando não apenas a aprovação, mas uma titulação histórica se tornando o primeiro da raça a conquistar o título.

A aprovação de Ferro na Prova de Trabalho do teste marca um novo capítulo para história da raça dos buldogues campeiros. O feito quebra paradigmas e mostra que os treinos podem desenvolver a habilidade de cães em diferentes raças.

O QUE É ?

A sigla IGP (Internationale Gebrauchshunde Prüfungsordnung ou Regulamento de Prova Internacional de Cão de Utilidade), substitui o IPO, e o antigo Schutzhund. O nome, alemão, é composto de duas palavras. Schutz – Proteção e Hund – Cão, portanto Schutzhund é a Prova do Cão de Proteção.

É uma prova dividia em três seções: A – Faro, B – Obediência e C – Serviço de Proteção – como um triátlon de cães. Existem três níveis de dificuldade. Nível 1 – prova básica, 2 – intermediária e 3 – avançada. As grandes competições mundiais somente acontecem no 3 (grau avançado).

A raça

O buldogue-campeiro é uma raça canina originária do Rio Grande do Sul e que descende de antigos cães do tipo buldogue. O buldogue-campeiro tornou-se um cão de trabalho adaptado às condições regionais. Foi selecionado na lida com o gado por peões nas regiões sul e centro-oste do Brasil.

Buldogue-campeiro é o primeiro cão gaúcho a conquistar titulação em teste de genética e desempenho (Foto: Jackson Cardoso)