Após seis meses da queda da ponte que conectava a área central de Santa Tereza às comunidades do interior e a outras cidades da Serra Gaúcha, um marco histórico para a reconstrução do município foi finalmente anunciado pela prefeita Gisele Caumo nesta sexta-feira (1º). Nas próximas semanas, será construída uma nova ponte em um local alternativo, prometendo revitalizar a infraestrutura local. A Randoncorp Incorporadora lidera o projeto.
Atualmente, os moradores contam com uma ponte de pequeno porte e sem capacidade para veículos pesados, mas que, de alguma forma, consegue suprir as necessidades. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) projetará a nova estrutura para atender aos padrões, com uma extensão de 30 metros e largura de aproximadamente 4 metros. Com capacidade de carga de 45 toneladas, a ponte será de estrutura metálica, adequada para garantir a trafegabilidade e o escoamento de produção da região.
Este projeto, que conta com a colaboração de diversas entidades, instituições e empresas, é um passo significativo para a recuperação da mobilidade e do desenvolvimento econômico de Santa Tereza. A expectativa é que a nova ponte não apenas restabeleça as conexões locais, mas também impulsione o crescimento das comunidades vizinhas. Vai garantir, também, que as necessidades dos cidadãos e dos produtores locais sejam atendidas.
O início das obras está previsto para as próximas semanas, e a comunidade aguarda ansiosamente a conclusão do projeto.
“Não tenham dúvidas que este é um marco histórico para Santa Tereza, neste momento que ela tanto necessita se reconstruir. Não há dúvidas que pontes são elos, são conexões de pessoas, de comunidades e de regiões. Este momento simboliza um grande avanço no processo do ressignificar de Santa Tereza”, declarou a prefeita Gisele Caumo.
A ponte levada pela enchente
Além disso, a prefeita informou que os tramites para a construção da ponte principal do município estão praticamente finalizados. Relembrando que a enchente levou a estrutura durante a gravação de um informativo da Prefeitura. Portanto, em breve Santa Tereza terá duas pontes de acesso.
“Estamos aguardando a publicação da portaria, para posteriormente assinarmos o contrato com a empresa que irá executar a obra e começar literalmente a construção de uma nova ponte neste local”, disse a prefeita.