MANUTENÇÃO

Prefeitura de Caxias do Sul abre novo edital para obras na pista do Aeroporto Hugo Cantergiani

Na concorrência realizada em setembro, apenas uma das três empresas concorrentes foi habilitada. Porém, pediu 40% a mais que o valor orçado

Pista do aeroporto vai receber manutenção
Pista do aeroporto vai receber manutenção | Foto: Divulgação

O edital para obras de manutenção e recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul, foi publicado na edição do Diário Oficial Eletrônico (DOE) desta quinta-feira (31). A contratação será sob regime de empreitada por preços unitários, por meio de concorrência pública.

A abertura do envelopes está marcada para as 9h do dia 22 de novembro, na Central de Licitações (CenLic), vinculada à Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL). O valor estimado para o serviço não consta na publicação.

Conforme o projeto da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), será realizada a remoção da camada asfáltica de 8m para cada lado, partindo do eixo central de todos os 1.940m de pista. Depois será aplicado uma nova camada de 5cm de espessura. A base da pista não precisará ser recuperada. A previsão é de que o serviço seja executado em até quatro meses.

O recapeamento da pista do Hugo Cantergiani já era planejado desde o ano passado, tendo em vista a rachaduras e desgaste da camada asfáltica. Contudo, foi necessário efetivar o processo, depois de uma fiscalização realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A premência do serviço também se deve ao aumento das operações do terminal desde maio, com o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por causa da tragédia climática.

Nova rodada

Este é o segundo edital aberto pelo Município para a realização das obras no terminal aeroportuário. No primeiro chamamento público, lançado em setembro, apenas três empresas concorreram.

Entretanto, a CenLic habilitou apenas uma delas: a Traçado Construções e Serviços Ltda. Apesar disso, ela não chegou a ser contratada. Isso porque solicitou cerca de R$ 9 milhões para executar a obra. O valor representa mais de 40% a mais que o valor máximo estimado pelo Município em R$ 5,95 milhões.