A Prefeitura de Bento Gonçalves comunicou o atraso no pagamento da folha de outubro dos servidores ativos, previsto para ser realizado até esta quinta-feira (31). De acordo com o governo municipal, o problema decorre de inconsistências no sistema de geração de dados, que impediram o processamento e envio dos pagamentos ao banco. Servidores inativos receberam os salários normalmente.
Segundo a Prefeitura de Bento, equipes trabalham para efetuar o serviço nesta sexta-feira, 1º de novembro. Conforme nota oficial, as falhas no sistema são atribuídas à empresa Abase, contratada para a gestão de dados do município. Em resposta, a prefeitura informou que rescindiu o contrato com a empresa na sexta-feira (25) devido ao não cumprimento pleno das obrigações contratuais. Também foi solicitada a aplicação de multa à Abase, além de seu impedimento de participar de futuras licitações municipais pelos próximos três anos.
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves (Sindiserp-BG), Neilene Lunelli, criticou a situação, afirmando que isso vem se repetindo há meses.
“Nem o sindicato nem os servidores foram avisados, o que demonstra falta de respeito. Hoje cedo, notificamos o Executivo para que os salários sejam quitados em até 24 horas. Caso contrário, convocaremos uma manifestação dos servidores”, declarou a presidente.
Confira a nota da Prefeitura:
O pagamento do servidor ativo não foi realizado na quinta-feira (31), as equipes trabalham para executar nesta sexta-feira, 01º de novembro. Para os servidores inativos foi realizado o pagamento normalmente.
Em virtude de inconsistências na geração de dados, oriundas do sistema, não foi possível gerar a folha em tempo hábil para envio ao banco.
A Prefeitura também informa que determinou ainda na sexta-feira (25) a rescisão do contrato de prestação de serviços com a empresa Abase, responsável pelo sistema, em razão do cumprimento parcial do contrato. Foi solicitada a aplicação de multa e de impedimento de participar de licitações realizadas pelo município nos próximos três anos.
Além disso, foi dado prosseguimento ao processo licitatório, com a convocação da segunda colocada no certame para apresentação de proposta financeira, bem como a realização do teste de conformidade exigido no edital para atestar que o sistema fornecido possua as condições mínimas estabelecidas pela administração pública.
Agradecemos à compreensão e salientamos o compromisso da Administração Municipal com os seus servidores e pedimos desculpas pelos transtornos causados.