CERTIFICAÇÃO

Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, conquista certificação em segurança do paciente

Avaliação QUALISS/ANS foi realizada pela Unimed Central de Serviços. O programa visa a melhoria da qualidade setorial dos prestadores de serviços de saúde suplementares

Virvi Ramos recebeu certificação em boas práticas de segurança hospitalar
Virvi Ramos recebeu certificação em boas práticas de segurança hospitalar | Foto: Divulgação

O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, recebeu o Selo Ouro da certificação Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (QUALISS/ANS). A autenticação referenda a excelência em Boas Práticas em Segurança do Paciente.

O programa tem como finalidade estimular a qualificação dos prestadores de serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde). Além disso, aumentar a disponibilidade de informações sobre qualidade de prestadores de serviço, ampliando o poder de avaliação e de escolha por parte dos beneficiários de planos de saúde e pela sociedade em geral.

O reconhecimento foi concedido pela Unimed Central de Serviços por meio da avaliação realizada pela unidade Serra Gaúcha. A entidade é responsável pelo processo de avaliação de entidades hospitalares neste quesito. A cooperativa de serviços médicos é parceira do Virvi Ramos. Isso porque o plano de saúde possui convênio com o pronto-atendimento, internações e realização de exames.

A coordenadora de Qualidade do Hospital Virvi Ramos, Janaína Luz, explica
como funciona a certificação.

“Recebemos a equipe da Unimed Central de Serviços neste mês de outubro para avaliação. Durante alguns dias eles acompanharam os processos e após nos certificaram com a pontuação máxima, que é o Selo Ouro, de excelência em Boas Práticas em Segurança do Paciente, entregue para o prestador que atinge uma pontuação superior a 80% dentre os quesitos avaliados”.

O certificado tem validade de dois anos. O Hospital Virvi Ramos também possui certificação de Excelência em Gestão pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e ISO 9001, que tem enfoque na padronização dos processos.