A mais importante premiação do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), o 30º Mérito Metalúrgico Gigia Bandera deste ano destaca três nomes de histórias de sucesso no setor. Os agraciados de 2024 com o Mérito são o CEO da Randoncorp, Sérgio Carvalho; a diretora da Silpa, Silvia Panis; e a diretora da Matrizaria Cardoso, Silvane Zan. A cerimônia de entrega será no dia 28 de novembro na Villa Basilico.
A diretora da Matrizaria Cardoso, Silvane Zan, destaca a identificação dela com a mulher que dá nome ao prêmio.
“Muito importante para mim essa premiação. até conhecendo a história da Gigia Bandera. Nos desafios que ela passou à época. Eu me identifico muito, pois no setor não tem muita atuação de mulheres. Então, eu senti muito esse preconceito no início e é uma honra pra mim poder carregar esse mérito comigo”, disse.
Já o CEO da RandonCorp, Sérgio Carvalho, relata a honra e o reconhecimento com o Mérito.
“Foi uma surpresa maravilhosa. Eu sou dessas pessoas que fazem o seu trabalho e não ficam a procura de fama, glória e reconhecimento, e sempre olhei com a cabeça focada em trabalhar e contribuir a fazer a diferença por onde eu passo. Esse reconhecimento é muito importante porque ele manda essa mensagem de volta de eu estar fazendo algo de bom. Muito honrado em receber essa indicação”, afirmou.
Por fim, a diretora da Silpa, Silvia Panis, ao relembrar a história da empresa e a perda do pai e do irmão, ressaltou gratidão com o prêmio.
“Não tem outra palavra a não ser honra e gratidão. É um prêmio fantástico”, resumiu.
Já os agraciados nas categorias Projeto Inovador e Jovem Empreendedor Industrial foram Evandro Suzin, da Inova Sistemas Eletrônicos, e Tiago de Azevedo, da Tertech Quadros e Painéis de Comando; respectivamente.
O vice-presidente de Relações Institucionais do Simecs, Ruben Bisi, explica que os premiados nos projetos são escolhidos por uma comissão avaliadora, após inscrição dos interessados. Já o agraciados do Gigia Bandera são votadas pelos mais de 4,4 mil empresas associadas de acordo com a contribuição de cada para Caxias e região de abrangência.
“Os agraciados são em reconhecimento ao trabalho das pessoas para a indústria local. É uma forma de nós estarmos agradecendo e reconhecendo as pessoas que fazem da região ser o segundo polo metalmecânico do país”, concluiu.
Quem foi Gigia Bandera
Criado em 1987, o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera homenageia a pioneira da indústria em Caxias, Luigia Carolina Zanrosso Eberle, imigrante italiana que veio com a família para o Brasil no século 19. Foi a primeira mulher a trabalhar na funilaria como empresária e se tornou ícone do empreendedorismo industrial. Posteriormente seu filho, Abramo Eberle, expandiu os negócios.