Dois policiais militares morreram em um acidente de trânsito no km 151 da BR-116, em Caxias do Sul, por volta das 21h30 desta terça-feira (29). As vítimas foram os soldados Anderson de Souza Lourenço, 29 anos, e Maximiliano da Silva Argiles, 25 anos. Eles tripulavam uma caminhonete Hilux, VTR 12112, do 4º Batalhão de Polícia de Choque (4ºBPChq), que capotou em uma curva próximo à entrada do bairro Planalto, atingiu um poste no canteiro central e depois um automóvel Renault Sandero que vinha na direção oposta.
Outros dois agentes da corporação ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospital Pompéia – estando um fora de risco, segundo o Samu. Os quatro ocupantes do outro veículo, emplacado em Florianópolis, não tiveram ferimentos.
A viatura se deslocava no sentido Sul-Norte da rodovia. A caminhonete policial ficou com as rodas para cima após atingir o poste, que acabou partido ao meio. As circunstâncias do caso não foram esclarecidas oficialmente.
A ocorrência mobilizou equipes da BM, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Fiscalização de Trânsito, que orientou motoristas a utilizar vias alternativas, uma vez que a BR-116 ficou totalmente bloqueada no trecho. Por volta das 22h30, foi iniciado o trabalho de desencarceramento dos corpos das ferragens do veículo.
O trânsito ainda estava interrompido por volta de 23h40. Neste momento, um caminhão-guincho começou a remoção dos veículos. A liberação da pista depende da conclusão dos trabalhos por parte da perícia e da manutenção do poste pela RGE.
Imagens: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM
Gaúcho e paranaense
Maximiliano da Silva Argiles tinha 25 anos. Nascido em Santana do Livramento, seguiu os passos do pai, também policial militar, e ingressou na corporação gaúcha em 2018. Anderson de Souza Lourenço era natural de São Miguel do Iguaçu (PR) e tinha 29 anos. Havia ingressado na BM em 2021. Ele deixa esposa e uma filha de dez meses.
Ambos eram soldados e estavam lotados no 4° Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) de Caxias do Sul. As informações sobre velório e sepultamento dos brigadianos ainda serão divulgadas.
Corporação emite nota de pesar
Às 23h, a Brigada Militar emitiu, em seus canais oficiais, nota de pesar pelo falecimento dos dois soldados.
“A Brigada Militar comunica, com profundo pesar, o falecimento do Sd PM Anderson de Souza Lourenço e do Sd Maximiliano da Silva Argiles, ocorrido na noite desta terça-feira (29), em Caxias do Sul. Os militares estaduais, do 4º BPChoque, sofreram um acidente de trânsito, na entrada do bairro Planalto, não resistindo aos ferimentos e, infelizmente, ambos vindo a falecer. O soldado Lourenço, 29 anos, era natural de São Miguel do Iguaçu/PR e ingressou na Brigada Militar em 2021. Deixa esposa e filha de 10 meses. O soldado Argiles, 25 anos, filho de policial militar, era natural de Santana do Livramento/RS e ingressou na Brigada Militar em 2018. Os atos fúnebres serão informados em breve. A BM se solidariza com familiares e amigos neste momento difícil, lamentando profundamente o ocorrido“.
Governador se solidariza
O governador Eduardo Leite publicou nota na rede social X (antigo Twitter) se solidarizando com as famílias e amigos da vítima.
“Heróis que tombaram no cumprimento do seu juramento de proteger a sociedade gaúcha com o custo da própria vida. Rogo a Deus que dê força e conforto às suas famílias e aos amigos nesse momento de imensa dor”, escreveu Leite.
Recebi, há pouco, a triste notícia do falecimento de dois jovens soldados da nossa Brigada Militar. O Sd PM Anderson de Souza Lourenço e o Sd Maximiliano da Silva Argiles sofreram um grave acidente de trânsito em Caxias do Sul e, infelizmente, não resistiram aos ferimentos, vindo…
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) October 30, 2024